91% dos americanos concordam com os Backdoors plantados por agências como a NSA

91% dos americanos concordam com os Backdoors plantados por agências como a NSA

Após as revelações do ex-agente da NSA Edward Snowden, sobre as práticas de vigilância propagadas pela agência americana, a caixa de pandora ficou escancarada, com uma série de acontecimentos cavernosos relacionados a esse tema, ao decorrer de 2015 publicamos sobre alguns dos artifícios que a NSA utilizou para ampliar sua capacidade de xeretar, como por exemplo um malware que de acordo com o Kaspersky Lab, foi plantado pela agência no firmware dos HDs de diversos fabricantes como Western Digital, Seagate, IBM, Toshiba, Samsung e Maxtor.

Essa justamente é uma das grandes práticas da NSA, instalar alguns “presentinhos” em diversos tipos de produtos que chegam ao mercado para justamente facilitar os meios para a vigilância, que de acordo com os próprios representantes da agência sempre é tratado como uma medida antiterrorista. Esse discurso agrada boa parte dos norteamericanos. De acordo com um estudo conduzido pela Wakefield Vormetric, 91% dos participantes da pesquisa disseram que aceitam os tão temidos backdoors.

Backdoor é o termo técnico para um recurso que permite garantir acesso remoto e facilitar a exploração de falhas. No livro “No Place to Hide” (2014, Metropolitan Books), o jornalista Glenn Gleenwald, que foi a pessoa escolhida por Snowden para relatar a série de embrolhos envolvendo a NSA, revelou que diversos roteadores da Cisco estavam sendo rotineiramente interceptados, sem o conhecimento do companhia, através de alguns backdoors, como por exemplo o X-KEYSCORE que permitia o monitoramento em tempo real da atividade on-line de um usuário, permitindo que a NSA observa-se e-mails e as atividades ligadas a navegação.

Os 91% que concordam com artíficios dessa magnitude, reconhecem que há riscos significativos em relação a privacidade, mas que consideram útil quando se trata da identificação e rastreamento de terroristas em potencial.

Vale ressaltar um ponto importante dessa incrível porcentagem de aceitação, ontem (11) completou 14 anos do maior atentado da história dos Estanos Unidos, a queda das torres gêmeas, e sem sombra de dúvidas esse atendado criou literalmente o medo na população. 

O estudo constatou também que 62% dos entrevistados possuem também receio que esses backdoors possam ser explorados e utilizados de forma errada pelos governantes, enquanto 34% destacaram que este tipo de medidas adotadas pelas agências governamentais pode prejudicar as pequenas empresas.

Utilizar a questão do terrorismo como motivo para a implantação desses recursos de exploração de dados remotamente dentro de seus domînios é uma coisa, porém como sabemos diversos produtos fabricados nas “terras do tio sam”, estão espalhados mundo a fora, e consequentemente seus backdoors também.

Qual a sua opinião sobre esse tema? Deixe seu comentário abaixo.

Fonte(s): Vormetric

_____________________

Me siga no Twitter: @WRPlaza

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X