Microsoft anuncia plano de demissão de 7.800 funcionários

Microsoft anuncia plano de demissão de 7.800 funcionários

De forma brusca e significativa a Microsoft vai mudando todo o contexto da sua divisão móvel, após alguns rumores que apontavam que a companhia iria simplesmente abandonar o WindowsPhone para utilizar o Android em seus smartphones, como uma espécie de “plano de reestruturação” da divisão móvel, agora o novo anúncio envolvendo esse dilema da Microsoft é oficial e infelizmente ruim para muitos colaboradores. 

Satya Nadella, diretor-executivo da Microsoft, confirmou esse plano de reestruturação com o anúncio de corte de 7.800 postos de trabalho, e de acordo com alguns levantamentos essas demissões irão afetar Nadella diz que a está havendo uma mudança de estratégia para que oWindows possa crescer e vibrar como um verdadeiro ecossistema. Esse discurso contrasta claramente com uma carta recente de Nadella enviada aos funcionários, que dizia que a Microsoftestava se preparando para tomar decisões difíceis em áreas onde as coisas não estão funcionando. Essa carta era o presságio desse mundaréu de demissões e consequentemente corte de custos na divisão móvel da empresa. 

Satya Nadella

Se voltarmos um pouco no tempo, a sessão de cortes da Microsoft, começou no ano passado, com 18.000 demissões após a aquisição da Nokia. Alguns analistas consideram a compra da Nokia por parte da Microsoft, que continuará sendo um fardo enorme para a gigante de Redmond carregar. Indo mais além, podemos dizer que abandonar a marca Nokia foi um erro crasso, mesmo que aMicrosoft seja “peixe grande” em termos de Branding em relação a Nokia, abandonar o nome foi jogar no lixo uma cultura pregada durante muitos anos, como por exemplo no caso das câmeras dos smartphones, que no conceito de muitas pessoas associava a marca Nokia como exemplo de aparelho para fotografia. Obviamente não podemos esquecer que a marca Nokia vinha enfrentando dificuldades culminando na sua negociação, mas era justamente nesse ponto que aMicrosoft teria que ter começado seus planos de investimento, revitalizar a marca e reasceder nas pessoas o interesse. 

Nadella fez questão de afirmar que a Microsoft não irá abandonar a telefonias móvel, mas claramente uma espécie de ruptura está mais do que evidente, e que poderá acabar culminando realmente numa troca de sistema, aderindo ao “movimento Android”, e que irá se juntar ao plantel de medidas precipitadas para alavancar mercado. Porém como o conceito de ecossistema ainda está sendo mencionado, na pior das hipóteses, uma mudança para Androi não seria plena e sim dividida com o Windows Phone, com aparelhos sendo vendidos com o sistema do Google e outros com o sistema da Microsoft.

De acordo com Will Stofega, diretor da IDC, o panorama envolvendo o Windows Phone irá piorar, de acordo com o executivo a participação de mercado do Windows Phone, que hoje representa um pouco mais de 3% irá para 0 %, dentro de um ano. O grande problema desta queda é que está muito claro que a Microsoft não quer aceitar que o seu sistema e seus aparelhos sejam artigos de nichos específicos, a meta a ser batida de qualquer forma é ter um sistema com participação de mercado e aceitação tanto quanto o Android e iOS. A grande busca pelo tesouro que a Microsoft está almejando é entender essa mecânica que colocou oAndroid e iOS em um patamar de verdadeira “panelinha” dificultando que concorrentes como a gigante de Redmond quebram essa barreira. 

Por outro lado algumas decisões da Microsoft começam a engatilhar essa aceitação de nicho, talvez não um consentimento em relação a grupos de consumidores, mas sim de revendedores e operadoras, uma prova disso é que a Microsoft também anunciou que irá abandonar as relações com países e operadoras onde seu sistema e aparelhos não obteve sucesso, porém garante que continuará vendendo seus aparelhos nos EUA, que é um mercado muito importante para todos os produtos e serviços conduzidos pela Microsoft. 

O último suspiro do Windows Phone seria exatamente o grande lançamento da Microsoft, para este ano, o tão aguardo Windows 10, que irá ser lançado no dia 29 de julho, entretanto alguns analistas estão muito cautelosos em relação ao nível de influência que o Windows 10 pode ter em relação à divisão móvel da companhia. 

De acordo com Jan Dawson, analista-chefe da Jackdaw Research diz que o “Windows 10 para smartphones traz grandes promessas, porém não irá conseguir uma grande mudança e que caso esse fracasso ou sucesso de baixo nível possa culminar no abandono total do WindowsPhone por parte da Microsoft. 

Na sua opinião qual será o desfecho dessa história? Ainda acredita em uma reviravolta para oWindows Phone? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X