Apple Watch pode até ser bonito porém já apresenta falhas de segurança

Por: William R. Plaza

A Apple conseguiu com o Apple Watch oferecer um smartwatch muito bonito, bem construído, porém a segurança do dispositivo já apresenta falhas. E com essa falha fica bem fácil para que haja um contrabando desses relógios. Mas que falha é essa? Deixa que eu te explico. 

Um vídeo postado no canal myjailbreakmovies no Youtube, mostra o quão fácil é restaurar as configurações de fábrica sem possuir uma palavra-passe. Qualquer ladrão poderia facilmente emparelhar o Watch com um iPhone. A questão não é que o relógio não tenha alguma proteção, porque o Watch possui um detector que pede uma contrassenha assim que o wearable é removido do pulso. Mas no vídeo fica bem claro que existem falhas que permite o acesso do atacante. 

Se fizermos uma comparação com o iOS 7 e iOS 8 o nível de proteção do Watch é estupidamente frágil. No iPhone há a proteção via ativação de ID, se o usuário não tiver o ID do proprietário com as credenciais a reativação não pode ser realizada. No Watch isso não acontece, a falta desse mecanismo torna bem mais simples realizar o reset do relógio. 

O processo utilizado para resetar o Watch para que ele seja pareado com outro dispositivo é bem simples. No início é necessário pressionar uma combinação de botões que envolve o desligamento do aparelho e segurar a opção “Power Off”. Com isso um novo menu irá surgir questionando se você realmente quer apagar tudo que está no relógio. O último passo é conectar o Watch a uma fonte de energia, no vídeo ele é conectado no próprio carregador da Apple. 

A recarga começa por alguns segundos e um novo questionamento é feito, então o atacante confirma e pronto, o Apple Watch está resetado e pronto para ser utilizado com qualquer dispositivo.

Confira abaixo o vídeo com o todo o processo:

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Redes Sociais: