Google está cada vez mais perto de se tornar uma operadora móvel

Por: William R. Plaza

Como você deve ter acompanhado aqui no Hardware.com.br noticiamos em janeiro que o Google estava dando os primeiros passos para se tornar uma operadora de telefonia móvel. E agora, depois de alguns meses, esse projeto parece que realmente será concretizado. De acordo com o The Wall Street Journal o lançamento do serviço ocorrerá hoje.

O Google Wireless será parecido com outros serviços que revendem pacotes de acesso móvel ao cliente final das operadoras T-Mobile e Sprint. Ué, então o Google não irá ser uma operadora convencional com pacotes de voz? Só irá trabalhar com pacotes de internet? Caro leitor, você que nos acompanha sabe o “jeito Google” de trabalhar. A empresa não “mete as caras” de início em um mercado que ela não conhece. Ela estuda e depois se lança com força total. Então, à princípio, o Google dependerá dessas grandes operadoras americanas para promover os seus serviços, uma espécie de MVNO, onde o Google começará a dar seus passos para se tornar uma operadora móvel virtual, já que estará utilizando a infraestrutura das operaradoras parceiras. Então o projeto do Google é utilizar as redes da T-Mobile e Sprint para prover aos usuários pacotes de internet. O serviço também dará a possibilidade para que as pessoas realizem ligações por meio de redes Wi-Fi, quando estiverem conectadas a uma, logicamente.

O serviço está limitado para os Estados Unidos e aos dispositivos próprios do Google, como o Nexus 6. De acordo com o vice-presidente do Google, Sundar Pichai, esse serviço é uma nova forma de distruibuir internet e também uma grande oportunidade para testar novos serviços para os smartphones Android.

Um ponto interessante do serviço é em relação à cobrança. Os clientes irão pagar por dados consumidos. Não haverá nenhuma taxa fixa para o consumo de uma franquia mensal. Outro grande ponto a se destacar é que o serviço irá ficar conectado às redes móveis das operadoras parceiras do Google de forma alternada, procurando sempre a melhor cobertura.

Como sempre, o Google vem para “rachar ao meio” os seus concorrentes e com esse serviço não será diferente. Operadoas como Verizon e AT&T irão com certeza sofrer com essa nova empreitada do Google, já que essas operadoras cobram uma taxa pré-estabelecida. Mesmo se a pessoa consumir ou não aqueles dados, ela pagará.

Essa iniciativa do Google com certeza é um prelúdio de que, num futuro próximo, a gigante das buscas vire uma operadora independente. Mas e você? O que achou desse novo serviço do Google? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Redes Sociais: