Samsung inicia produção em massa de chips de memória RAM LPDDR4 de 4 GB

Samsung inicia produção em massa de chips de memória RAM LPDDR4 de 4 GB

Há um ano a Samsung anunciava que havia produzido o primeiro chip de memória RAM LPDDR4 de 8 GB do mercado. Agora, ela anuncia que iniciou a produção em massa desse mesmíssimo componente. Ele já poderá ser usado nos próximos smartphones top de linha, que finalmente romperão a barreira dos 3 GB de RAM. Não que isso seja uma necessidade imprescindível, mas de qualquer forma, começaremos a ver celulares Android com 4 GB de RAM.

Esses chips são fabricados usando o processo de litografia de 20 nm, tornando cada resístor realmente microscópico. Além disso, eles necessitam de pouca energia para trabalharem, apenas 1,1 volts. Numa comparação direta com os atuais chips LPDDR3, eles gastam 40% menos energia e possuem um desempenho 50% maior. Isso permitirá dar grandes saltos de desempenho nos smartphones da próxima geração.

E não para por aí! De acordo com a Samsung, os novos chips LPDDR4 são muito mais rápidos que os LPDDR3 usados em desktops e servidores. Eles atingem taxas de transferência de 3.200 Mb/s, ou seja, o dobro das memórias RAM LPDDR3.

Você pode estar se perguntando qual a necessidade de mais memória RAM num smartphone, visto que há necessidades mais urgentes, como melhorar a capacidade das baterias. A Samsung afirma que esse salto contribuirá para a proliferação dos aparelhos com telas grandes e resoluções gigantes, tais como a 4K. Inclusive, já existe tecnologia pra isso. Já é possível fabricar telas IPS de 10 pol com resoluções de 3840×2160 pixels. Nesse ponto, também não vejo muita necessidade de resoluções altíssimas. Na minha opinião, uma resolução que impeça a visualização dos pixels à olho nu já está de bom tamanho.

A entrega dos novos chips LPDDR4 começará ainda esse ano, em módulos de 2 e 3 GB. Os módulos de 4 GB só começarão a ser entregues para as fabricantes no início do ano que vem. E aí, o que achou desta notícia da Samsung? Acha que ela está certa em focar no desenvolvimento de mais memória RAM para os celulares ou dveria priorizar outras coisas?

Fonte: Samsung Tomorow

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X