Samsung lança Gear VR, dispositivo de realidade virtual para smartphones

Samsung lança Gear VR, dispositivo de realidade virtual para smartphones

Talvez você já tenha ouvido falar do Gear VR. É um dispositivo da Samsung que promete levar a realidade virtual para os smartphones da linha Galaxy. Ele foi apresentado no início desse ano e, na ocasião, a sul-coreana prometeu que o lançaria no começo de dezembro. Promessa feita, promessa cumprida. Sem fazer nenhum alarde ou qualquer tipo de anúncio, a empresa disponibilizou esse curioso gadget em sua loja online e também nas lojas da operadora americana AT&T pelo valor de US$ 200.

Gear VR Innovator Edition foi lançado pensando-se nos desenvolvedores e também nos early adopters, que irão testar a nova tecnologia e reportar possíveis bugs. Até por que não existem muitas aplicações que vão se valer da capacidade do dispositivo de criar uma realidade virtual. É aí que entram os desenvolvedores interessados, que vão criar o ecossistema de apps do aparelho. Entretanto, a gigante sul-coreana já mostrou do que o Gear VR é capaz. Por exemplo, você poderá assistir filmes em 360 graus e até assistir em uma sala IMAX virtual. Dentre outras coisinhas legais que já foram demonstradas.

O Gear VR foi concebido em parceria com a empresa criadora do Oculus Rift, outro óculos de realidade virtual e que foi comprada pelo Facebook há alguns meses. Nele, você pode encaixar seu smartphone – no momento apenas o Galaxy Note 4 – e daí prender o Gear VR na sua cabeça. Ele fica parecendo um óculos ou um capacete futurista, como você pode ver na imagem acima. Ele conta, ainda, com duas lentes que ampliam o campo de visão da tela; um rastreador rotacional e um touchpad que permite navegar pela interface do aparelho.

Como já mencionado, neste estágio o Gear VR só é compatível com o Galaxy Note 4, mas a Samsung tem planos de levar a realidade virtual para os seus futuros lançamentos. Para os executivos da empresa, este é o próximo passo evolutivo da tecnologia móvel. O Gear VR proporcionará telas mais nítidas e exigirá processadores mais potentes, justamente duas áreas onde a Samsung domina. A Samsung desenvolveu a tecnologia AMOLED e Super AMOLED dos seus atuais smartphones e também tem a sua própria linha de processadores móveis, os Exynos. Com isso, ela daria um fôlego de mais alguns anos para o seu negócio.

Fonte: Phandroid

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X