Google negocia com a Mozilla o futuro do Firefox

Google negocia com a Mozilla o futuro do Firefox

A Mozilla e o Google estão negociando sobre o futuro do navegador Firefox. A parceira entre o Google e a Mozilla dura mais de 10 anos e o contrato atual termina em novembro. 

O plano da Mozilla é se desvincular da “dependência” sofrida pelo Google. E uma das opções para deixar de lado esse ventriloquismo da gigante das buscas é fechar uma parceria com outro motor de busca, e o primeiro da lista seria o Bing, da Microsoft. Há tempos atrás a Microsoft já havia conversado com a Mozilla para fechar uma parceria, conversa essa que não foi adiante. Mas talvez agora possa ser o momento do Bing assumir as buscas do Firefox.

Essa mudança seria extremamente importante para a Microsoft e seu motor de busca, porque seria incorporado num navegador de grande expressão. Recentemente o CTO( Chief Technology Officer) da Mozilla, Andreas Gal, desmentiu os boatos de haja uma manipulação por parte do Google. Andreas disse que apesar da Mozilla ter uma relação comercial amistosa com o Google, Microsoft, Apple e etc. Ele acredita que isso não interfere na concorrência entre eles.

Essa versão de Andreas é bastante contestável. No ótimo livro A verdade por trás do Google (editora planeta, 2013), os autores Alejandro Suárez e Sanchez-ocanã, dedicam parte do livro a desvendar essa parceria entre o Google e a Mozilla, deixando claro que o Google contribui e muito com a fundação Mozilla (e claro que essa contribuição é com dinheiro) e que o Google utilizou dessa “ajuda” para implantar engenheiros de software na Mozilla, para desvendar como era feito o Firefox, para que pudessem desenvolver seu próprio navegador, o Google Chrome é prova viva disso. 

Então se pensarmos num cancelamento da parceria entre o Google e a Mozilla, é difícil traçar qual será o rumo da fundação, que tem como um dos seus grandes contribuintes o Google. Vamos aguardar o desfecho dessa história.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X