Novo driver da NVIDIA torna placas mais antigas compatível com a tecnologia DSR e resoluções 4K

Ao lançarem as GPUs com arquitetura Maxwell, tais como a GTX 980, a nVidia inaugurou uma tecnologia interessante, chamada de Dynamic Super Resolution, ou DSR, para os íntimos. Com ela ativada, os gamers poderiam rodar seus jogos em resoluções altas, tais como a 4K, mesmo em monitores Full HD. Como sabemos, os televisores e monitores compatíveis com a resolução 4K ainda são raros e os disponíveis possuem uma etiqueta de preço bem alta. Assim, a DSR veio para quebrar um grande galho e melhorar consideravelmente a qualidade da imagem, já que na prática ela funciona como um anti-aliasing de força bruta.

Infelizmente, a nova tecnologia só foi disponibilizada para as GPUs da arquitetura Maxwell, deixando de fora todos aqueles que ainda usavam as placas de gerações antigas. Porém, isso mudou. Com o lançamento do driver 344.48 WHQL, compatível com Windows Vista, 7, 8 e 8.1, todos no sabor de 64 bits, as placas de vídeo mais antigas também passaram a suportar a tecnologia DSR. Portanto, se você é dono de uma placa de vídeo das séries GTX 400, 500, 600 ou 700, que usam as arquiteturas Fermi e Kepler, faça a atualização e já comece a desfrutar de imagens muito mais bonitas em seus jogos.

A tecnologia DSR já podia ser usada antes desse driver, mas ela era oferecida apenas por mods, o que não é exatamente uma saída prática e segura, já que requer bastante conhecimento do usuário e sempre está sujeita à problemas graves, justamente por não ser desenvolvida pela empresa. Como na solução da nVidia o downsampling vai atuar diretamente no driver da placa, podemos esperar uma compatibilidade e eficiência bem maior do que a encontrada nas alternativas dos mods. Desta forma, ao instalar a atualização, basta habilitar o uso da tecnologia DSR no Painel de Controle da nVidia ou pelo software GeForce Experience.

Além dessa ótima novidade, quem fizer a atualização para o driver 344.48 WHQL da nVidia terá um melhor desempenho nos seguintes jogos: Lords of the Fallen, Elite: Dangerous e Civilization: Beyond Earth, que teve seus requisitos mínimos e recomendados divulgados. Além disso, ele adiciona suporte aos drivers do Oculus Rift em sistemas G-SYNC. Por mais que a pessoa precise ter uma boa máquina para usar a tecnologia DSR, é bom ver que a nVidia está dando atenção às suas placas de vídeo de gerações mais antigas. Assim, muitos usuários não ficam desamparados e podem ficar com as suas placas por mais tempo. Abaixo, um vídeo mostrando o ganho na qualidade gráfica ao se usar a tecnologia DSR.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X