Novo datacenter da Amazon vai oferecer fortes leis de proteção de dados

Por: William R. Plaza

Hoje, a Amazon anunciou o lançamento de seu segundo centro de dados na Europa, mais precisamente em Frankfurt, Alemanha. O primeiro centro de dados europeu, ou “região”, como Amazon chama, situa-se em Dublin, na Irlanda. A Irlanda é conhecida por abrigar centro de dados de diversas empresas de tecnologia, oferecendo facilidades nas reduções de impostos internacionais. Lembrando que essa “ajudinha” da Irlanda está para acabar: como noticiamos aqui, os benefícios fiscais oferecidos para as empresas irão acabar.

Com o novo datacenter, a Amazon irá obter novas oportunidades de negócios na Europa, onde com certeza os clientes confiam mais nas leis de proteção de dados do que nos EUA.

“Sabemos que a soberania de dados é importante para nossos clientes na Alemanha,” disse Steve Midgley, chefe da AWS (Amazon Web Services). “Com o anúncio da Amazon, esta posiciona-se para abordar não só a conformidade legal tipicamente mais elevada e as preocupações dos clientes europeus com segurança, mas também ganha maior credibilidade com os CIO geralmente mais conservadores em toda a Europa”.

Embora, em teoria, os pedidos para o armazenados no novo centro de dados deverão obedecer às rígidas leis alemãs, ainda não está claro se o governo dos EUA vai ser impedido de acessar os dados também.

No início deste ano, um tribunal norte-americano e do governo dos Estados Unidos afirmou que, se é uma empresa americana, então não importa onde os dados são armazenados. Isso aconteceu em um caso envolvendo uma solicitação de dados do governo dos EUA para a sede da Microsoft Portugal. Apple, Cisco, AT & T e Verizon apresentaram resumos judiciais em apoio à Microsoft e ainda estão tentando conseguir que a decisão beneficie as empresas.

De acordo com Andy Jassy, ​​vice-presidente sênior da AWS, os clientes da Amazon também pode garantir que os dados estão seguros, retendo suas próprias chaves de criptografia. Isso pode ser uma maneira ainda melhor para proteger os dados contra uma ordem judicial dos EUA, se até mesmo a Amazon não for capaz de cumprir com o pedido de dados.

Fonte(s): Toms Hardware.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Redes Sociais: