Linux Ubuntu completa 10 anos

Por: William R. Plaza

Os fãs da plataforma Linux devem estar comemorando a Distribuição Ubuntu está completando 10 anos, o sistema que é baseado no Debian teve sua estreia no dia 20 de outubro de 2004, com a versão 4.10, intitulada “Warty Warthog”.

Desde o seu lançamento o Ubuntu mudou muito, pouca coisa lembra a primeira versão lançada em 2004, conquistando com o passar dos anos a sua identidade. No ínicio, tudo foi centrado na criação de um vasto ecossistema. Houveram também algumas baixas como o serviço Ubunto One, serviço de armazenamento em nuvem e stream de músicas, que foi descontinuado a partir do Ubunto 14.04 LTS, que teve seu download liberado em abril de 2014.

A caminhada do Ubuntu continua, e novidades interessantes devem surgir, como a iniciativa de um sistema convergente, que será utilizado tanto em smartphones, tablets, e PCs. Para isso a Canonical está trabalhando bastante no Ubunto Touch, Mir e Unity 8.

Recentemente, Will Cooke, que é o novo Manager do desktop team da Canonical anunciou que o Unity 7, X.org e Compiz serão ainda utilizados como padrão no Ubunto 14.10, Ubuntu 15.04. E a partir do Ubunto 15.10 e 16.04 será usado Unity 8 e Mir. Além de um sistema convergente a Canonical espera alcançar 200 milhões de usuários até 2015. 

E você gosta do Ubuntu? Está ancioso com essa integração de plataformas que o sistema vai oferecer? Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de compartilhar esta notícia.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Redes Sociais: