LG entra no mercado de processadores móveis com um chip octa-core

LG entra no mercado de processadores móveis com um chip octa-core

A Samsung fabrica de um tudo, desde televisores até processadores para dispositivos móveis. Porém, nos últimos anos ela ficou bem conhecida por seus smartphones da linha Galaxy, que quase dominaram o mercado Android há poucos anos atrás. Essa relevância no setor de dispositivos móveis se deu principalmente por causa da independência da empresa em fabricar os seus próprios componentes internos. Não raro ela era fornecedora também de outras empresas, tais como a sua concorrente Apple, para quem fornececia memória RAM. Mas por que estamos falando da Samsung num post que é da LG? Para mostrar que a capacidade de uma empresa de produzir os seus próprios componentes de hardware é importantíssima para que ela se saia bem neste concorrido mercado.

E é exatamente isso que a também sul-coreana LG está fazendo. Ela anunciou que finalizou, com sucesso, a produção do processador NUCLUN, o seu primeiro chip móvel e que já chega com 8 núcleos! Ele usa a arquitetura big.LITTLE da ARM, que consiste em se usar dois grandes núcleos com cada um contendo quatro núcleos. Assim, um deles é usado para as tarefas mais pesadas e o outro para as tarefas mais leves. Essa arquitetura beneficia a economia de energia sem prejudicar o desempenho do aparelho. No caso do NUCLUN, ele usa quatro cores Cortex A15 de 1,5 GHz que são destinados ao trabalho pesado. Para as tarefas mais leves temos quatro núcleos Cortex A12 de 1,2 GHz.

A própria Samsung já fez algo semelhante, com seu chip Exynos 5 Octa, usado no Galaxy S4. Para a LG, porém, essa é uma estreia, já que antes a companhia usava chips fornecidos por outras empresas, tais como a Qualcomm, dona do Snapdragon. O processador NUCLUN terá o seu batismo de fogo no LG G3 Screen, um phablet de 5,9 polegadas com tela IPS com resolução Full HD, 2 GB de memória RAM e Android 4.4 KitKat de fábrica. Porém, ela não disse quando ele será usado em outros aparelhos, destinados a outros países. Por enquanto, o G3 Screen está disponível apenas na Coréia do Sul, terra natal da LG.

A companhia vem numa crescente no mercado de smartphones. Ainda não foi divulgado os resultados financeiros do terceiro trimestre, mas no segundo trimestre (abril – junho) as vendas aumentaram 19,8% se comparado com o mesmo período de 2013. Esse aumento com certeza se deve ao LG G3, smartphone top de linha da empresa e que trouxe uma série de novidades e teve um grande investimento em marketing. Se ela continuar trilhando esse caminho, tem tudo para ser um competidor de respeito neste mercado. Vamos esperar os primeiros testes de benchmark para vermos como esse primeiro chip da LG se sai em comparação com seus concorrentes.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X