Cibercriminosos usam o Windows 9 como forma de ataque

Por: William R. Plaza

O novo sistema da Microsoft nem foi lançado mas já está dando o que falar. Já são encontradas ameaças envolvendo o Windows 9. Uma delas foi encontrada usando uma combinação de palavras-chave como o Windows 9, free (livre), leak (vazamento) e download em motores de busca populares.

A maior ameaça trata-se de um site mal-intencionado, que oferece o download gratuito do novo sistema operacional da Microsoft.

Site supostamente disponibilizando o Windows 9 

Os usuários que clicam no botão “Download Now” (e muitos ainda caem nesses golpes) serão direcionado para uma página aonde o suposto arquivo está hospedado no Turbobit.net. O arquivo, que está sendo oferecido como download gratuito, tem 5,11 GiB.

O suposto Windows 9 hospedado no turbobit.net

Os usuários que prosseguirem com a transferência de arquivos são levados para outra página solicitando a instalação de um gerenciador de download de arquivos de vídeo.

 Notificações do falso gerenciador de vídeo

O arquivo VídeoPerformanceSetup.exe é um adware detectado como  ADW_BRANTALL.GA. E o arquivo de 5,11 GiB hospedado no Turbobit.net nada mais é do que uma versão do Windows 7 SPI 64 bits junto com diversos utilitários inclusos, e o mais interessante é que o idioma padrão da instalação do Windows 7 mascarado como 9 é o Português (Brasil).

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Redes Sociais: