App do YouTube está de volta ao Windows Phone [atualizado: não mais!]

App do YouTube está de volta ao Windows Phone [atualizado: não mais!]

Depois de um bom tempo, finalmente o app do YouTube foi liberado novamente para Windows Phone. Não é exatamente um app oficial como o Google mantém para Android ou iOS, mas quase: é um app feito pela Microsoft, com certo apoio do Google. Google esse que só irá se dedicar ao WP quando a plataforma crescer mais.

Em maio o Google pediu para a MS remover o app da loja, já que ele violava políticas de uso do serviço, por exemplo, ao reproduzir vídeos sem anúncios e os restritos para plataformas móveis. A MS atualizou o aplicativo com algumas alterações, mas logo em seguida o removeu da loja. Ela alegava que o Google não fornecia as ferramentas necessárias para a criação do aplicativo do jeito que exigiam, com acesso completo às APIs para exibição da publicidade, limitações e tal.

Pois bem, finalmente o aplicativo está de volta.

Além dos recursos antigos o novo app também permite fazer upload de vídeos, mas no estado como isso foi implementado dá para considerar este recurso inútil.

Dadas as limitações da plataforma em si, somente vídeos de até 5 MB podem ser carregados ao usar as redes móveis. Vídeos maiores exigem conexão Wi-Fi, mas a coisa é bem feia: qualquer vídeo com mais de 20 MB exigirá que o aparelho esteja conectado à tomada para ser enviado. E vídeos com mais de 100 MB, nada feito: eles não poderão ser carregados pelo telefone (ao menos não por este app).

As restrições se dão para otimizar o uso do upload em segundo plano, equilibrando o consumo de energia. Muitos não concordam com essas restrições, mas parece ser uma coisa da mentalidade dos apps mobile mesmo: eles não estão preparados para substituir um desktop, por mais que alguns recursos técnicos tornem a tarefa perfeitamente possível (como as especificações dos aparelhos atuais e o uso de redes móveis mais rápidas).

Infelizmente quem precisar carregar vídeos pelo WP não poderá contar com este aplicativo na maioria dos casos. No caso do Lumia 1020, por exemplo, um vídeo full HD gera cerca de 3 MB por segundo. 100 MB corresponderiam a um vídeo muito pequeno para ser aproveitado.

De qualquer forma os outros recursos do aplicativo estão lá, agora com publicidade. Afinal esta é a fonte de renda do Google – proprietário do YouTube – e dos produtores de conteúdo para o site. Há quem prefira acessar pelo navegador, nesse caso nada muda: basta entrar no YouTube pelo IE no Windows Phone.

A saber, estou tentando me adaptar ao Windows Phone por meio do Lumia 620, mas não está sendo fácil: encontrei vários problemas que não esperava ter. Se interessar, confira alguns relatos da minha experiência negativa com o Windows Phone.

Atualização: Não mais. O Google bloqueou o aplicativo alegando violações dos termos de uso. A novela continua… Veja uma carta aberta do vice-presidente da Microsoft sobre o caso.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X