Samsung inicia produção de memória de 3GB para smartphones

Samsung inicia produção de memória de 3GB para smartphones

Ainda não é comum vermos smartphones com 2 GB de RAM, mas a tendência para o futuro é clara: a quantidade de memória irá aumentar. A Canonical está arrecadando colaborações para criar um modelo com 4 GB de RAM, que poderá ditar a norma entre os modelos de alto desempenho se for concretizado. Além de um melhor desempenho para os aplicativos no telefone, smartphones com quantias generosas de memória possibilitam novos usos, como a execução de aplicativos desktop em conjunto com um monitor e teclado/mouse (uma das propostas do Ubuntu Phone).

Já preparando o caminho para essa nova safra de smartphones a Samsung anunciou a produção em massa das memórias LPDDR3 de 3 GB.

Os pequenos chips no padrão LPDDR3 (LP de Low Power) são combinados numa estutura com meros 0,8mm de espessura, perfeitos para quase todos os projetos de smartphones ou tablets atuais. A taxa de transferência dessa memória é de até 2.133 megabits por segundo.

Com os aprimoramentos na redução do consumo de energia a Samsung estima que essas memórias poderão oferecer até 45 minutos de autonomia extra de bateria nas operações mais comuns nos smartphones. Em standby o ganho é mais radical ainda: elas podem aumentar a duração da bateria em cerca de três dias, um aumento de 23% considerando as medições referentes às memórias LPDDR1 – de 12,5 para 15,4 dias. Na prática é difícil observarmos uma duração em standby tão alta porque os smartphones ficam em uso constante, com ativação/desativção da rede móvel, tela, etc… Além dos serviços de sincronização, que variam dependendo dos aplicativos instalados. O ganho não deixa de ser impressionante, devendo ter um resultado prático bastante perceptível.

A empresa espera ter smartphones no mercado com essas memórias de 3 GB ainda neste ano, mas a popularização nos modelos de alto desempenho deve ocorrer pra valer em 2014.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X