Lançado alpha da OpenMandriva

Lançado alpha da OpenMandriva

Depois de todos os rolos envolvendo a Mandriva, do quase fim da empresa e do surgimento do fork Mageia, a organização se reestruturou e favoreceu uma distro livre por meio da OpenMandriva, permitindo assim que os entusiastas da clássica distro vivessem uma “continuação” do projeto.

Depois de tanto tempo, nesta semana finalmente saiu o primeiro alpha do que virá a ser a OpenMandriva. Curiosamente a distro está sendo baseada na ROSA, uma distro russa que por sua vez… Surgiu como um fork da Mandriva no ano passado.

Seja lá como for, interessados podem baixar a versão de testes OpenMandriva Lx Alpha:

http://openmandriva.org/en/2013/06/openmandriva-new-alpha-is-ready-for-bug-hunting/

Será que não é muito tarde? Nesse meio tempo os usuários dedicados das versões gratuitas da Mandriva já devem ter corrido atrás de outras soluções, incluindo aí a Mageia, mantida desde o início pela comunidade. Na OpenMandriva há entusiastas e colaboradores dos vários projetos relacionados (Rosa, Mandriva França, Mandriva Brasil – ex-Conectiva). Sem querer ser pessimista, com tanto desgaste nos últimos anos, parece que todo aquele encanto em torno da saudosa distro Mandrake já acabou faz tempo. Vamos ver no decorrer dos próximos meses como será a recepção da OpenMandriva e sua concorrência com a Mageia, ambas com praticamente os mesmos objetivos.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X