iWork for iCloud: os apps de documentos da Apple na web

iWork for iCloud: os apps de documentos da Apple na web

Em breve o Office 365 e o Google Docs ganharão um concorrente de peso: iWork for iCloud. A suíte de aplicativos de escritório da Apple irá para a web.

Além dos aplicativos tradicionais para OS X, o iWork (correspondente da Apple ao MS Office ou LibreOffice e similares) tem versões dos principais apps para iOS, rodando também no iPad, iPhone e iPod touch. A versão web facilitará a vida de quem não tem tais apps instalados em todos os Macs de trabalho, além de permitir que usuários de Windows também os acessem (e talvez até os de Linux, com o Chrome, embora falte confirmar isso).

Detalhado nesta página, o iWork for iCloud ainda está sendo finalizado. Boa parte dos recursos essenciais estarão presentes, destacando a simplicidade e facilidade de uso, característica nos softwares da Apple.

Os apps disponíveis serão o Pages (processador de textos), Numbers (planilhas) e Keynote (apresentações). Os arquivos são salvos automaticamente na conta do iCloud e sincronizados com os Macs e aparelhos com iOS.

Pelas interfaces divulgadas não dá para esperar todos os recursos dos aplicativos desktop, mas pelo menos os principais e mais usados estarão lá. A Apple destaca a inserção de imagens no Pages, fórmulas no Numbers e exibição de apresentações no Keynote.

Como de praxe nos aplicativos do iWork, as imagens podem ser arrastadas que o texto é ajustado automaticamente. Os arquivos poderão ser exportados para o MS Office ou PDF via e-mail. Para abrir arquivos do Office bastará arrastá-los para a tela do iWork no navegador.

Segundo a Apple o iWork for iCloud funcionará no Safari 6.0.3, Chrome 27.0.1 e Internet Explorer 9.0.8 – além das versões superiores destes mesmos navegadores, claro.

?

Atualmente em beta fechado, em breve o serviço ganhará mais recursos. Edição de gráficos, histórico de versões, edição de tabelas no Pages e Keynote, notas de apresentação no Keynote, envio de links dos documentos e impressão.

A Apple não divulgou informações comerciais sobre o serviço. Quando estará disponível e quanto custará são perguntas que ainda ficam no ar.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X