Microsoft: IE consome até 18% menos energia do que Chrome e Firefox

Microsoft: IE consome até 18% menos energia do que Chrome e Firefox

A Microsoft divulgou dados interessantes sobre o Internet Explorer 10 no Windows 8: ela o destaca como o navegador mais eficiente em termos de consumo de energia.

Usando dados de um estudo do Center for Sustainable Energy Systems (Centro para Sistemas de Energia Sustentável) da Fraunhofer USA, a conclusão é que o IE 10 consome até 18% menos energia do que o Chrome e Firefox.

A comparação foi feita com o Chrome 26 e Firefox 21 no Windows 8. Os cenários dos testes (link aqui) foram focados em tarefas corriqueiras: navegação nos sites mais populares nos Estados Unidos; execução de vídeos através do Flash e do elemento <video> do HTML 5.

Nos gráficos abaixo, quanto menor a barra, melhor: o navegador consome menos energia nas mesmas tarefas medidas.

Ela divulga os resultados de forma bem amistosa. Com a redução de 18% no consumo de energia, se todos os usuários do Chrome e Firefox nos EUA utilizassem o IE 10 no Windows 8 por um ano, seriam economizados 120 milhões de kWh.

De acordo com o estudo e outras comparações, isso seria suficiente para abastecer cerca de 10.722 famílias nos EUA por um ano.

O Windows 8 por si só é divulgado como sendo mais eficiente em termos energéticos do que as versões anteriores. Para quem vive muito tempo no navegador, será que isso vale a troca? Usuários de desktops provavelmente não sentirão a diferença, mas deve ser interessante testar por conta própria passar mais tempo no IE 10 em notebooks fora da tomada com Windows 8. Para quem passa a maior parte do tempo no navegador talvez essa diferença garanta uns bons minutos a mais de bateria.

De qualquer forma o IE 10 não é o mesmo IE de antigamente, cheio de incompatibilidades e falhas. Ele mudou, está rápido e de acordo com os padrões da web esperados para os navegadores modernos. Aquele preconceito (merecido, diga-se de passagem) contra o IE deixa de fazer tanto sentido com o IE 10.

Confira a divulgação no blog Exploring IE.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X