Microsoft atualiza app do YouTube no Windows Phone, mas ainda não acabou

Por: Marcos Elias Picão

Há alguns dias o Google solicitou que a Microsoft removesse o app do YouTube – que ela criou – da loja de apps do Windows Phone. O pessoal do Google não quer fazer um app para a plataforma (pelo menos não com sua relativamente baixa popularidade atual), mas também não gostou do app feito pela MS.

Em vez de removê-lo a MS está atualizando o aplicativo, atendendo a algumas das queixas do grupo dono do YouTube.

Os problemas aparentemente solucionados foram o download dos vídeos (algo que os termos de uso do YouTube proíbem) e o acesso aos vídeos restritos, que não são disponibilizados para plataformas móveis por opção dos seus proprietários (ou detentores de direitos autorais).

O app liberado no Marketplace ainda não resolveu a questão da publicidade: um dos pontos que o Google criticou foi justamente a falta de anúncios nos vídeos em que há anúncios. Queira ou não esta é uma das principais fontes de renda do YouTube e dos produtores de vídeos, que recebem parte dos lucros de acordo com as visualizações e/ou cliques.

A MS espera que o Google forneça as APIs necessárias para inclusão das chamadas de publicidade, acabando assim com o problema de uma vez por todas. Sem o app os usuários podem acessar o YouTube pela interface mobile no navegador, mas a experiência não é a mesma. O Android, do Google, conta com um app nativo do YouTube há eras. O iOS tinha um app feito pela Apple que ficou abandonado com o tempo, deixando de ser incluso no iOS 6. No final do ano passado o Google lançou um app próprio para a plataforma da maçã.

Sobre o Autor

Redes Sociais: