Firefox OS deve ser lançado em junho em 5 países

Firefox OS deve ser lançado em junho em 5 países

O Firefox OS deve ser lançado por aqui em junho. Num evento do All Things D, Gary Kovacs, CEO da Mozilla, comentou que o sistema chegará no meio do ano em cinco países. Além do Brasil estão Venezuela, Polônia, Portugal e Espanha.

Firefox OS

Até o final do ano outros 11 países receberão produtos com o Firefox OS. O sistema da Mozilla só deve chegar aos EUA em 2014.

O lançamento inicial em países mais pobres se dá pela estratégia da fundação: o Firefox OS não é um sistema projetado para smartphones high-end. A ideia principal é fornecer uma experiência agradável da web num dispositivo com tela de toque com preço na faixa dos US$ 100.

Os apps no Firefox OS são webapps, basicamente páginas HTML (bem evoluídas, diga-se de passagem, já que o HTML 5 e CSS 3 estão aí). Eles deverão funcionar em outros navegadores da web também, independente dos dispositivos. Até nos desktops. É um conceito diferente dos apps nativos ou feitos com algum SDK próprio, como os do iOS, Android ou Windows Phone.

Diversos conceitos da interface do mesmo já foram comentados por aqui, inclusive há um simulador para rodar no Firefox no desktop. Os protótipos anunciados em janeiro têm especificações modestas. Dá para esperar tanto aparelhos parecidos como mais básicos no lançamento comercial. Falta pouco.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X