Canonical desencoraja uso do Wubi, instalador do Ubuntu para Windows

Canonical desencoraja uso do Wubi, instalador do Ubuntu para Windows

O Ubuntu 13.04 não virá mais com o Wubi, um instalador gráfico para Windows. Agora a Canonical exibe um alerta bem grande na página de download pedindo para evitar o Wubi em PCs comprados com o Windows 8.

Wubi

O funcionamento do Wubi era interessante, proporcionando uma experiência de uso praticamente completa do sistema por usuários leigos no mundo Linux. Ele trazia um instalador gráfico para Windows que não mexia em nada no particionamento do HD: o sistema era instalado numa imagem de disco; uma entrada para o Ubuntu era colocada no bootloader do Windows; e o Ubuntu podia ser desinstalado por completo pelo painel de controle do Windows, como um programa qualquer. Em termos de usabilidade era algo praticamente perfeito, desconsiderando uma eventual perda de desempenho pelo uso de uma imagem de disco na partição do Windows em vez de uma partição dedicada.

O problema é que o Wubi foi sendo largado no decorrer do tempo. Seja por preguiça ou falta de interesse e tempo dos desenvolvedores, vários bugs foram ficando acumulados sem solução nativa. O que deveria ser um facilitador para experimentar o Ubuntu instalado (bem diferente do modo live) acabou oferecendo uma grande dor de cabeça aos usuários.

Entre os problemas conhecidos estão a falta de suporte ao Windows 8 como deveria, e há mais encrencas com máquinas usando firmware UEFI.

Agora na página de download do instalador do Ubuntu para Windows há um grande aviso pedindo para instalar diretamente a versão de 64-bit na sua própria partição em vez de usar o Wubi.

Um tutorial (em inglês aqui) detalha os passos para configurar corretamente o Ubuntu em máquinas com UEFI e Windows 8. Basicamente, para dual boot:

  • Se o Windows foi instalado no modo EFI, o Ubuntu deverá ser instalado no modo EFI também.
  • Se o Windows foi instalado no modo legacy (BIOS, não-EFI), o Ubuntu deverá ser instalado nesse modo.
  • Se o Ubuntu for o único sistema a ser instalado na máquina, tanto faz escolher entre EFI ou legacy.

Para máquinas mais antigas com Windows XP, Vista ou 7 o Wubi ainda pode ser uma boa forma de experimentar o Ubuntu com (quase) tudo o que se tem direito, sem precisar ter medo de perder os dados com particionamento e/ou formatação. O Wubi era “perfeito” enquanto tinha o desenvolvimento ativo, seria bom vê-lo atualizado e não descontinuado.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X