Preview do Ubuntu para Galaxy Nexus e Nexus 4 será lançado no dia 21

Preview do Ubuntu para Galaxy Nexus e Nexus 4 será lançado no dia 21

A Canonical anunciou o lançamento do Touch Developer Preview do Ubuntu para Galaxy Nexus e Nexus 4. A imagem do sistema e ferramentas para gravação nos aparelhos serão liberadas no dia 21 de fevereiro.

Ubuntu nos telefones

Durante o Mobile World Congress em Barcelona (de 25 a 28/02) os presentes poderão receber o sistema nos seus aparelhos, com aplicação por funcionários e representantes da Canonical. Um preview do SDK já foi disponibilizado, além das normas de design para criação dos aplicativos.

A Canonical destaca que o port do sistema para outros aparelhos é relativamente fácil, uma vez que os desenvolvedores já tenham conhecimentos sobre o hardware de tais produtos e alguma experiência na área. Pode ser ideal para os criadores de ROMs personalizadas do Android, o que deverá levar o Ubuntu a mais telefones e tablets, sem depender diretamente dos funcionários da Canonical.

Assim como a edição desktop, o Ubuntu para ARM é praticamente todo open source e gratuito, sem restrições no uso (tirando questões de marcas e nomes). Depois de lançada a imagem inicial, será apenas questão de tempo ver o sistema aparecer para outros aparelhos populares.

O Ubuntu 13.10 deverá oferecer a primeira experiência oficial para telefones, compartilhando toda a base de código com as edições para desktops, tablets e TVs. Basicamente o sistema é o mesmo. Inclusive os executáveis podem ser os mesmos, sendo projetados para rodar em diferentes resoluções de tela e com diferentes interfaces.

Os interessados deverão esperar até o dia 21. As ferramentas necessárias para instalação serão disponibilizadas junto com o código e as imagens prontas do sistema. Os dois aparelhos de referência são o Galaxy Nexus e o Nexus 4, infelizmente nada populares aqui no Brasil.

O Ubuntu promete bastante para o futuro dos smartphones e tablets, sendo uma opção mais próxima do já conhecido Ubuntu para desktops. Nos telefones a interface é outra, mas ao ficar no dock, conectado a um monitor e teclado/mouse, os apps desktop ganham espaço. Dá para ter uma boa ideia vendo o vídeo da divulgação inicial. Veja mais sobre ele no Nexus 7, numa notícia do ano passado referente aos tablets.

Um projeto paralelo rodaria o Ubuntu lado a lado com o Android, mas o objetivo maior da Canonical é não depender do Android, usando o Ubuntu como único sistema mesmo.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X