Windows RT ocupa mais espaço do que o esperado no Surface

Windows RT ocupa mais espaço do que o esperado no Surface

Proprietários do Surface de 32 GB ficaram decepcionados: ele apresenta apenas cerca de 16 GB de espaço livre, o que é metade da capacidade total. 16 GB para o Windows RT? Contando tudo, dá para dizer que sim.

A edição de 64 GB também tem uma perda considerável, deixando 46 GB livres para arquivos do usuário e apps baixados.

A Microsoft confirma os números nesta página de suporte:

http://www.microsoft.com/Surface/en-US/support/surface-with-windows-RT/files-folders-and-online-storage/surface-disk-space-faq

O sistema reporta um número diferente do comercializado, o que é típico de qualquer fabricante de HDDs, SSDs ou outro sistema de armazenamento. 1 GB acaba sendo contabilizado como 0,93 GB numa contagem binária. Sendo assim, o modelo de 32 GB é identificado com 29 GB, e o de 64 com 59.

5 GB são usados pelas ferramentas de recuperação do Windows. O Windows RT, MS Office (que vem junto com o RT) e apps nativos ocupam 8 GB. Com isso sobram apenas 16 GB no modelo de 32 e 46 no de 64 GB.

Triste, considerando que o sistema em si consome basicamente 8 GB (ou 13, contando o ambiente de recuperação). É bem mais do que o Android ou iOS. É o que deu levar um sistema de desktop para o mundo dos tablets 😛

Para amenizar o problema é fácil usar um cartão microSD no Surface, um pendrive ou até mesmo um disco externo USB. Mas a sensação de comprar um produto com 32 GB de espaço e ver apenas 16 GB livres… É decepcionante.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X