RISC OS é liberado para o Raspberry Pi, um sistema antigo e leve

RISC OS é liberado para o Raspberry Pi, um sistema antigo e leve

Ontem foi lançado o RISC OS para o Raspberry Pi. É um sistema pouco conhecido, mas pode ser um brinquedo interessante para os donos de um Pi, pois é extremamente leve.

O RISC OS foi lançado em 1987 para processadores ARM, bem no início da jornada da empresa. Ele não é Linux, não é Unix, não é baseado em nenhum outro sistema operacional. Foi basicamente o primeiro sistema para ARM no BBC Micro, como relata este artigo.

RISC OS no Pi

Naquela época o melhor computador para ele tinha um processador ARM2 de 8 MHz com 512 KB de RAM. Por aí dá para imaginar a velocidade dele no Raspberry Pi, com seus 700 MHz e 256 MB.

O sistema foi liberado para download gratuito para o Raspberry Pi, podendo ser colocado no cartão de memória da forma tradicional. Há um tutorial em HTML salvo nele dando instruções de como ativar a rede ethernet e obter aplicativos.

O novo brinquedinho deve agradar muitos entusiastas. Ele traz o BBC BASIC, com um estilo de interação com a máquina muito bem conhecido. Nem todos os softwares antigos rodam no Pi, dadas as modificações que os chips ARM tiveram de lá para cá, mas há uma espécie de repositório com aplicativos testados. Certamente ele não será seu sistema principal para o dia-a-dia, mas vale experimentá-lo.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X