blank blank

Smartphones com telas full HD serão comuns em breve

Smartphones com telas full HD serão comuns em breve

Em breve telas full HD deverão ser padrão nos smartphones high-end. Há alguns meses a LG apresentou uma tela de 5 polegadas com resolução full HD (1080p), e agora foi a vez da Sharp, usando uma outra tecnologia.

O LCD de 5″ da Sharp suporta 443 ppi, uma marca impressionante para os padrões atuais; uma das densidades mais altas é de 342 ppi no Sony Xperia S, por exemplo, que espreme 1280×720 em 4,3″.

A tela da Sharp usa CG (continuous grain, algo como “grãos contínuos”), uma tecnologia mais antiga do que o IGZO, e diferente da usada pela LG com sua tela AH-IPS (Advanced High Performance In-Plane Switching). Com o protótipo IGZO da Sharp a empresa atingiu 498 ppi, um pouco mais do que os 443 desta nova tela. Mas é esta mais simples que será produzida em larga escala em breve. Sendo baseada numa tecnologia anterior, o processo de fabricação acaba sendo mais barato e prático.

Além da técnica de fabricação mais conhecida, as telas baseadas em CG de silício possibilitam uma maior densidade de pixels do que o IGZO em teoria, com um melhor tempo de resposta.

Este post do The Verge tem várias fotos de imagens no LCD de 5″ da Sharp. Se já é difícil distinguir os pixels numa tela com 326 ppi (usada no iPhone), imagine então em 440.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário