Smartphones com telas full HD serão comuns em breve

Smartphones com telas full HD serão comuns em breve

Em breve telas full HD deverão ser padrão nos smartphones high-end. Há alguns meses a LG apresentou uma tela de 5 polegadas com resolução full HD (1080p), e agora foi a vez da Sharp, usando uma outra tecnologia.

O LCD de 5″ da Sharp suporta 443 ppi, uma marca impressionante para os padrões atuais; uma das densidades mais altas é de 342 ppi no Sony Xperia S, por exemplo, que espreme 1280×720 em 4,3″.

A tela da Sharp usa CG (continuous grain, algo como “grãos contínuos”), uma tecnologia mais antiga do que o IGZO, e diferente da usada pela LG com sua tela AH-IPS (Advanced High Performance In-Plane Switching). Com o protótipo IGZO da Sharp a empresa atingiu 498 ppi, um pouco mais do que os 443 desta nova tela. Mas é esta mais simples que será produzida em larga escala em breve. Sendo baseada numa tecnologia anterior, o processo de fabricação acaba sendo mais barato e prático.

Além da técnica de fabricação mais conhecida, as telas baseadas em CG de silício possibilitam uma maior densidade de pixels do que o IGZO em teoria, com um melhor tempo de resposta.

Este post do The Verge tem várias fotos de imagens no LCD de 5″ da Sharp. Se já é difícil distinguir os pixels numa tela com 326 ppi (usada no iPhone), imagine então em 440.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X