Radeon Ramdisk: software da Dataram com marca da AMD para discos virtuais na memória

Radeon Ramdisk: software da Dataram com marca da AMD para discos virtuais na memória

Apesar dos grandes avanços , a velocidade de leitura e gravação dos discos rígidos atuais ainda deixa muito a desejar. Os discos de estado sólido (SSD) ainda são caros, oferecendo um alto custo por gigabyte.

Uma forma de contornar a velocidade em aplicativos que exigem acesso a grandes quantidades de dados em pouco tempo é utilizar um disco virtual na memória RAM. As velocidades de escrita e gravação na memória nem se comparam às velocidades atingidas com HDDs ou SSDs. Hoje em dia é comum ver PCs domésticos com 8 GB ou mais de RAM, o que facilita imensamente o uso da memória como um disco de alta velocidade para tarefas específicas, algo que não teria tanta utilidade prática quando os PCs tinham 1 ou 2 GB de memória.

Um bom exemplo é ao lidar com games: carregar jogos da RAM normalmente é muito mais rápido do que do HD, o que pode reduzir o tempo de carregamento das fases, texturas, etc. Outra aplicação ainda em jogos: a gravação de videos dos gameplays pode ser feita numa ramdisk para não prejudicar o desempenho do HD durante a execução, útil para quem tem um HD só.

Em 2008 mostrei como utlizar discos virtuais na memória RAM no Windows e Linux aqui no site. Agora a AMD fez uma parceria com a Dataram para fornecer o aplicativo de memória virtual dela usando sua marca.

Radeon Ramdisk

O programa permite criar discos virtuais na memória com o tamanho máximo de 4 GB, o que não muda na versão gratuita do software da Dataram. Para os clientes da AMD com memórias Radeon o limite é de 6 GB, o que pode ajudar para aplicativos que exigem mais espaço. Para discos virtuais maiores o programa exige o pagamento da licença.

Em geral os programas do gênero permitem gravar e carregar os dados da ramdisk para um arquivo, facilitando o uso de aplicações fixas. Os discos virtuais seriam vistos pelo sistema com HDs internos, que podem ser conectados e desconectados quando necessário. A instalação de jogos e programas ocorre normalmente, desde que o disco virtual tenha espaço, é claro.

Esse tipo de aplicação não é para todo mundo, mas uma vez que se acostuma com a ideia, fica difícil largá-la. Ramdisk não é um conceito novo: quase todo sistema operacional utiliza esse recurso em algumas ações, como durante a instalação. O que ficou mais fácil, possível com capacidades cada vez maiores de memória, é a aplicação no dia-a-dia.

Se tiver interesse no programa patrocinado pela AMD:

http://www.radeonramdisk.com

Uma alternativa open source (sem limitações artificiais) para Windows é o ImDisk:

http://www.ltr-data.se/opencode.html/#ImDisk

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X