Motorola desiste do Webtop: novos produtos não terão mais o recurso

Motorola desiste do Webtop: novos produtos não terão mais o recurso

No final da semana passada a Motorola confirmou para a CNet que abandonou o Webtop, uma interface estilo desktop para os smartphones conectados a um dock com tela e teclado. Inicialmente divulgada na CES 2011, a novidade (na época) gerou um grande destaque para o Atrix. Mas o alto custo (aparentemente artificial) acabou com o projeto logo de cara, visto que não teve chances de se popularizar, apesar do entusiasmo.

No breve comunicado a Motorola respondeu:

O Webtop da Motorola ajudou os usuários a extender suas experiências em smartphones para telas maiores. Enquanto os consumidores ao redor do mundo adotaram o Webtop e o conceito estimulou uma série de inovações na indústria, a adoção não é grande o suficiente para justificar a alocação de recursos para o desenvolvimento do Webtop nos futuros dispositivos. Vimos também o desenvolvimento do sistema operacional Android focar na inclusão de mais recursos de desktops. Começando com o Photon Q e Droid Razr M/HD/Maxx HD, não incluiremos mais o Webtop nos nossos dispositivos.

O conceito é muito bom: a estação transforma um smartphone num netbook, com todo o processamento de dados sendo feito pelo processador do aparelho – que naturalmente consome pouca energia, é mais leve e eficiente do que um netbook completo para tarefas simples, como navegação na web. Mas desse jeito não vai para frente mesmo.

Dentro do mundo de docks parecidos ou soluções que usam a saída HDMI e teclados sem fio, um dos mais promissores é o Ubuntu for Android. A Canonical tem uma página detalhada para o sistema:

http://www.ubuntu.com/devices/android

Mas ele ainda está um pouco longe da realidade comercial. Com ele o smartphone roda o Ubuntu e o Android compartilhando o kernel e as ferramentas básicas do sistema. São basicamente duas interfaces ou espaços de trabalho separados: o Android fica na tela do aparelho e o Ubuntu é ativado ao conectar a um monitor/TV via HDMI.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X