Rumores sobre o console da Valve ganham mais força

Por: Marcos Elias Picão

Não é de hoje que boatos e mais boatos são soltos sobre a Valve. Há um bom tempo algumas vagas de emprego relacionadas a Linux abriram espaço para especulações de que o Steam teria versão para o pinguim. O anúncio oficial só veio aparecer em julho deste ano, sendo uma das coisas mais animadas para o Linux no desktop. Um boato de vários meses (ou anos!) era relamente verdade, apesar do descrédito de muitos.

Mas será que a Valve estaria disposta mesmo a investir um bom tempo e dinheiro numa plataforma aparentemente incerta, com cerca de 1% ou 2% de participação do mercado de desktops, como costumam divulgar? Muitos acham que não, e que há planos maiores por trás da ida dela para o Linux.

Em 2012 os boatos de um console da Valve foram intensificados, surgindo aí o conceito do aparelho apelidado de “Steam Box”. E agora… A Valve está procurando profissionais para lidar com hardware!

Os boatos de um Steam para Linux começaram a ter fôlego com vagas de emprego relacionadas a Linux, divulgadas publicamente nas páginas da Valve. O Steam e jogos dela para Linux são reais (ainda não foram lançados mas são oficiais; é só questão de mais alguns meses). Será que desta vez esta pista também indica o futuro real da empresa? Toda a divulgação pública começou com uma vaga de emprego no site dela…

Agora há vagas para profissionais de hardware, especialmente um designer industrial para trabalhar junto com os engenheiros da empresa.

O anúncio comenta que a Valve é uma empresa tradicional de software, e que plataformas abertas como o PC e o Mac são importantes para a empresa. Só que ao mesmo tempo estão frustados com a falta de inovações no hardware dos computadores, então querem ir além.

A Valve já havia se mostrado frustada com o Windows 8. Num futuro não muito distante a vida do Steam nos PCs com Windows e Mac poderá ser dura, já que há uma grande tendência de que os jogos sejam vendidos pelas respectivas “app stores” oficiais de cada plataforma (bem, atualmente a do Windows 8 não venderá apps tradicionais, mas quem sabe amanhã…).

Não há maiores detalhes sobre os planos, mas a vaga esta lá (clique em Industrial Designer).

Uma outra coisa que sustenta esse boato é uma patente dela sobre um controle de jogos. Se ela fosse ficar para sempre apenas no ramo digital, não faria muito sentido investir numa patente de hardware…

No blog da empresa dedicado a Linux permanece o último post do começo de agosto na capa, que destacou o desempenho do Left 4 Dead 2 no Linux e até mesmo no Windows rodando com OpenGL em vez de Direct3D.

Sobre o Autor

Redes Sociais: