Vazam novas imagens do Windows 8; Microsoft deixará de usar o termo ‘Metro’

Vazam novas imagens do Windows 8; Microsoft deixará de usar o termo ‘Metro’

O Windows 8 chegou ao status RTM nesta semana, e parece que a versão Enterprise voltada ao mercado europeu vazou (ela leva um N no nome e não traz o Windows Media Player). A Microsoft não confirmou nem negou o vazamento. Com isso já surgiram novas imagens de tela com algumas coisas não disponíveis no Preview, sendo a principal delas o uso de novos padrões na tela inicial (algo esperado, afinal de contas o preview não estava pronto):

Papel de parede na tela inicial do Windows 8

Esses papéis de parede não atrapalham os tiles (quadros), apenas enfeitam o fundo para não ficar com uma cor sólida ou um padrão mais “morto”. Há mais algumas imagens no The Verge. Seria interessante se desse para colocar uma imagem de fundo personalizada, mas…

Uma galeria publicada no Neowin (o site original retirou o post) traz imagens da tela da instalação da suposta compilação RTM.

Os aplicativos multimídia estão com a marca Xbox, o que deve fortalecer ainda mais o nome entre os usuários do Windows no desktop (especialmente em música e vídeo). Mesmo quem não tem Xbox nem joga passará a ver a marca nos apps de imagens e vídeos, dando aí o reforço comercial a ela.

Xbox Music

Este post do Liveside.net tem várias outras imagens, incluindo o app do Bing, Xbox SmartGlass, e-mail e mensagens, etc. Aqui estão alguns jogos, como o campo minado

Campo minado

Durante o desenvolvimento a Microsoft havia comentado que aprensentaria algum breve tutorial aos usuários para ensinar a usar a nova interface, já que o menu Iniciar foi removido. Além disso o Windows 8 usa barras laterais (os “charms”), que podem ser puxadas ao arrastar o dedo das bordas para dentro da tela, ou ao levar o cursor do mouse para um dos cantos. Este vídeo exibe rapidamente parte do tutorial na primeira execução:

Ainda sobre o Windows 8: a Microsoft está parando de usar o termo ‘Metro’, aparentemente por problemas com uma marca alemã. Desenvolvedores serão orientados a deixar o termo de lado, trocando-o por algo ainda não muito bem divulgado (algo como “Windows 8 style UI”), conforme um memo interno.

Representantes da empresa comentaram que a mudança se dá basicamente porque Metro foi um codename, um nome temporário usado durante o desenvolvimento. Como o lançamento está se aproximando, farão a transição para um termo comercial.

Seja lá como for, o nome “Metro” já estava bem consolidado entre desenvolvedores e entusiastas, no começo vai ser um pouco difícil se referir à nova interface sem utilizá-lo.

Para ver os principais apps e a interface final em ação, confira este vídeo do WinBeta:

Como anunciado, o Aero foi removido, tornando a interface dos aplicativos tradicionais (no desktop) mais plana e com cores sólidas.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X