Unity 2D não estará presente no Ubuntu 12.10 por padrão

Unity 2D não estará presente no Ubuntu 12.10 por padrão

O Unity 2D teve grande divulgação na comunidade com o Ubuntu 11.10 para uso com GPUs não suportadas ou muito fracas, sendo uma versão simplificada do ambiente desktop da Canonical. Agora o pacote está sendo removido do alpha do Ubuntu 12.10 e provavelmente será abandonado definitivamente com esta versão, tendo o desenvolvimento total ou parcialmente interrompido – pelo menos deixando de pensar nos desktops. Ele ainda pode encontrar um lugar na Ubuntu TV, caso o Unity completo se mostre inviável para ela.

O abandono é por uma boa causa: usando o driver Mesa 3D LLVMpipe é possível aproveitar os recursos do Unity 3D sem uma GPU suportada, com todo o processamento das instruções gráficas básicas sendo feito pela CPU. Isso pode reduzir o desempenho quando comparado à execução numa GPU de verdade, mas para as tarefas básicas de desenho na tela o recurso parece dar conta sossegado.

O mesmo LLVMpipe foi usado no Fedora 17 para rodar o GNOME Shell num ambiente sem aceleração gráfica pela GPU, algo que impulsionou ainda mais o trabalho no projeto.

A medida não deverá ter efeitos negativos tão grandes, já que de qualquer forma o Ubuntu é considerado pesado para diversos PCs mais antigos (para isso há ambientes menos exigentes ou distros minimalistas, dependendo do caso). Na prática a mudança só acabará beneficiando os usuários, já que o desenvolvimento do Unity 2D era feito de forma separada da versão principal: ele tinha alguns recursos do Unity e imitava outros, mas estava longe de fornecer toda a experiência pensada para o Unity “completo”.

Agora todos os usuários rodarão o mesmo Unity independente de ter ou não uma GPU suportada, com a mesma base de código e essencialmente os mesmos recursos.  Algumas transições e efeitos poderão ficar de fora, mas em essência os recursos serão os mesmos, o que não ocorria exatamente com o Unity 2D. Se o código do Unity 2D será reaproveitado em outro projeto não ficou muito claro, mas no Ubuntu 12.10 ele não deverá vir instalado por padrão – provavelmente ficará disponível nos repositórios oficiais durante a transição.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X