Aprovado o padrão nano-SIM, provavelmente o design da Apple

Aprovado o padrão nano-SIM, provavelmente o design da Apple

O ETSI acabou de definir o padrão para chips nano-sim, que vinha provocando acalorados debates entre os membros de diversos fabricantes. O novo formato é cerca de 35% menor que o padrão micro-SIM atual, com os chips medindo 12.3 x 8.8 milímetros, porém mantendo os 0.67 milímetros de espessura dos atuais.

Os novos chips continuarão eletricamente compatíveis com os atuais, mantendo uma pinagem que permitirá que eles sejam usados nos aparelhos atuais usando trays ou adaptadores simples. Embora não esteja confirmado, as dimensões do formato escolhido sugerem que prevaleceu o padrão da Apple. Se isso se confirmar, resta saber se a Nokia cumprirá a promessa de se recusar a licenciar suas patentes SIM, como ameaçou em março, mesmo depois da Apple ter prometido licenciar seu formato de micro-SIM sem cobrar royalties.

Pode parecer estranho se darem a tanto trabalho e discussão apenas para reduzirem em alguns milímetros quadrados o tamanho dos chips SIM, que mesmo em sua versão regular já são bastante pequenos, mas a verdade é que a área do chip SIM é vista como um grande desperdício por parte dos projetistas, já que é uma área “low-tech” dentro da placa, com apenas algumas poucas trilhas e um conector que consome uma parte considerável da área útil da placa em um aparelho atual, que precisa ser muito pequena para dar espaço à bateria. Aqui por exemplo temos a placa lógica de um Galaxy S II, onde você pode notar que o slot do cartão SIM e do cartão micro-SD ocupam quase 1/3 de uma das faces da placa:

Em outras palavras, embora exageradas, as afirmações de que chips SIM menores possibilitarão o surgimento de aparelhos menores ou com mais funções não são inteiramente falsas, já que ao menos podem permitir reduzir um pouco o tamanho da placa lógica, quem sabe ajudando a aumentar um pouco o tamanho da bateria e consequentemente a autonomia… 

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X