Suporte a vários monitores no Windows 8 tem grandes avanços

Nesta semana a Microsoft fez um post detalhado no blog do Windows 8 comentando o suporte a vários monitores. Desde o Developer Preview o suporte a vários monitores se mostrou bem mais eficiente do que em qualquer edição anterior do Windows, mas até a versão final ele ainda está recebendo várias melhorias.

Infelizmente o post sumiu do site, não se sabe o motivo. A versão visível com o cache do Google também foi atualizada e reflete a página atual (de login).

Considerando as informações anteriormente disponíveis, e o vídeo que foi replicado em alguns canais no YouTube, dá para esperar que as mudanças sejam reais, embora a remoção do post gere toda sorte de desconfianças.

Uma quantidade considerável de usuários utiliza dois monitores ou mais, especialmente desenvolvedores, profissionais de desenho e uma série de entusiastas. Suportar vários monitores de forma decente é o mínimo a se esperar de um sistema atual, e no Windows 8 esse suporte será bem completo.

O suporte nos sistemas operacionais vem bem de longe (lembra dos nove monitores no Windows 98? :P), mas por uma série de limitações pouca gente acaba usando. Em geral para quem vive cheio de janelas abertas a diferença na produtividade é radical, já que evita ficar alternando entre as janelas. Por exemplo, pode-se deixar a IDE de programação numa tela e a documentação ou exemplos de código em outra; pode-se fazer uma edição qualquer numa tela enquanto se assiste a uma videoaula em outra; deixar sistemas de monitoramento ou janelas do SSH numa tela enquanto se navega em outra, etc.

Além das placas de vídeo com duas ou mais saídas é fácil adicionar novas telas usando adaptadores USB, ou simplesmente aproveitando a saída da GPU integrada dos processadores atuais, já que em algumas placas ela pode ser usada junto com a placa de vídeo dedicada (eu mesmo usei numa apresentação os três, aproveitando o vídeo integrado do Core i3 e os dois da Radeon HD 4870 sem problemas; pode ser necessário ativar o uso simultâneo no SETUP).

O suporte a vários monitores foi estendido aos apps Metro, que pareciam bem “crus” no Consumer Preview do Windows 8.

O Windows 8 exibe a barra de tarefas em todos os monitores por padrão, mas a tela de início ficava restrita ao monitor principal. Na versão final a tela de início poderá ser chamada em qualquer monitor, como exibido no vídeo.

Os apps Metro também podem ser trocados de janelas, algo impossível no beta. Basta arrastá-los segurando pela parte superior – aliás é por ali também que se agarra para fechar um app Metro, só que no caso, arrastando-o para a paret inferior da tela.

Para não “prender” o cursor na divisão das telas, foram adicionadas bordas sensíveis em todos os monitores. Elas ocupam apenas alguns poucos pixels em cada borda, tornando fácil levar o mouse para os cantos. No beta, por exemplo, era muito difícil acessar a barra lateral se houvesse um monitor à direita, já que o cursor sempre acabava escapando para a outra tela.

Não está no vídeo, mas havia sido detalhado no post o comportamento da barra de tarefas para o desktop clássico. Ela exibirá botões para todas as janelas abertas em todas as telas, facilitando alternar entre os programas abertos mesmo para quem não lembra em qual tela deixou tal janela. Será possível definir uma opção para exibir apenas as janelas abertas no monitor, proporcionando uma forma mais organizada de trabalho a quem possa interessar.

De qualquer forma a tela de início pode ser chamada em qualquer um deles, então a corrida para chegar ao monitor principal deixa de ser necessária. A tecla do logotipo do Windows chamará a tela de início no último monitor no qual ela apareceu.

Infelizmente o post da Microsoft “sumiu”. Não sabemos se é um problema técnico ou se foi proposital para corrigir alguma informação. Se a Microsoft se pronunciar em algum momento, fique livre para comentar e/ou avisar para atualizarmos aqui 🙂 Os comentários perguntando isso (feitos em outro post) ainda não foram respondidos.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X