VMware WSX: um cliente web em HTML 5 para máquinas virtuais

Por: Marcos Elias Picão

Um dos recursos mais interessantes das futuras versões do VMware Workstation é um cliente web para as máquinas virtuais feito em HTML 5. Isso permite acessar qualquer máquina virtual a partir de outro computador na mesma rede ou até mesmo pela internet, embora a latência e largura de banda possam prejudicar a experiência.

O WSX, como está sendo chamado, é composto de um servidor web que precisa ser instalado em algum local (para fins de testes normalmente ele fica na mesma máquina onde roda o VMware). Ele acessa as máquinas virtuais e replica a saída de vídeo para clientes por meio de uma página da web. Toda a construção das janelas, ícones, elementos, pixels individuais e o que mais vier é feita usando recursos do HTML e CSS. Funciona na maior parte dos navegadores atuais, e tende a ficar melhor ainda no futuro (há alguns bugs no estado atual).

Além de facilitar radicalmente o acesso por meio de outros clientes corporativos, o WSX possibilita o acesso pelo navegador do iPad, sendo uma solução eficiente para “rodar Windows no iPad” sem depender de gambiarras ou serviços de terceiros – como o OnLive Desktop que, inclusive, aparentemente viola licenças da Microsoft. No caso do Windows virtualizado acessado com o WSX, desde que você possua a licença correta para uso virtualizado (em quantidade de usuários e tudo mais), não há problema algum.

Segundo o pessoal envolvido no projeto, é possível até mesmo rodar um vídeo 720p no YouTube dentro de uma VM acessando-a pelo Chrome ou Firefox num PC moderno, sem perceber tanta redução na taxa de FPS ou qualidade.

Veja mais sobre o WSX aqui. Para testar tudo isso basta usar o VMware Workstation Technology Preview 2012, que pode ser baixado gratuitamente e já inclui o servidor web (expira em 15 de outubro). Por enquanto apenas a versão para Linux conta com o WSX. Só para lembrar, o nome WSX é temporário enquanto não decidem um nome comercial final.

Sobre o Autor

Redes Sociais: