Demonstração de edição colaborativa no LibreOffice: o futuro promete

O LibreOffice poderá ganhar um recurso que deixará muitos aplicativos de escritório conhecidos para trás: edição colaborativa sem a dependência de um servidor central ou “serviço”.

Alguns desenvolvedores estão trabalhando num protótipo e os resultados iniciais animam bastante. O sistema usa o Telepathy, um framework para mensagens instantâneas open source. Por ser aberto e flexível ele pode ser usado para coordenar o envio de dados diretamente entre os usuários, sem precisar de um servidor especial entregue como serviço, como geralmente é usado em edição colaborativa. Em vez de enviar mensagens entre pessoas o framework é usado para mandar instruções do que foi alterado no documento. Em tempo real, ou bem próximo disso:

O trabalho ainda está em estágio inicial, falta muita coisa para a liberação de testes para usuários comuns e não há previsão de quando o recurso chegará ao LibreOffice – dependerá do sucesso atingido com o trabalho dos colaboradores, claro.

O projeto faz parte da lista de ideias da The Document Foundation para o Summer of Code. Desenvolvedores interessados em colaborar podem acessar o código-fonte.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X