Release Candidate da linguagem de programação Go

A linguagem de programação Go atingiu o status de Release Candidate, estando quase finalizada para uma versão finalmente “estável”. Daqui para frente todo o código gerado com ela poderá ser compilado nas versões estáveis sem alterações.

Um SDK beta para o App Engine do Google deverá ser lançado em breve, permitindo o uso de aplicações Go no sistema.

A linguagem Go foi criada em 2008 por um pessoal do Google com o objetivo de unir a facilidade de programação de linguagens interpretadas como Python ao desempenho e segurança de linguagens compiladas, como C ou C++. Ela é voltada especialmente a aplicativos desktop para os principais sistemas operacionais existentes.

As ferrementas para trabalhar com Go estão disponíveis para Windows, Mac OS X, Linux e FreeBSD, tanto de 32 como 64-bit. Há detalhes no site do projeto. Os fontes da Go são liberados com uma licença estilo BSD bastante liberal, permitindo que ela seja usada e modificada para qualquer tipo de projeto sem restrições, incluindo sistemas proprietários.

Fora das versões de testes é provável que ela seja mais comentada e utilizada em breve, especialmente se for utilizada em projetos abertos do próprio Google.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X