Lançado Cinnamon 1.4, com várias melhorias no ambiente

Lançado Cinnamon 1.4, com várias melhorias no ambiente

Foi lançado nesta semana o Cinnamon 1.4, trazendo mais alguns aprimoramentos que tornam o ambiente mais produtivo e eficiente.

O Cinnamon, como muitos devem saber, é um fork do GNOME Shell introduzido pelo Linux Mint. As mudanças radicais no GNOME Shell não agradaram uma série de usuários antigos, nem mesmo o Unity da Canonical conseguiu com êxito total popularidade. Além da parte chata de ter que mudar os hábitos, nessa nova moda de interface é comum ter que dar mais cliques para realizar as mesmas tarefas que eram feitas rapidamente antes. O Cinnamon vem suprir esse lado, sendo baseado em todas as tecnologias recentes do GNOME 3 sem trazer a tão criticada interface nova. Ele oferece uma experiência próxima à do GNOME 2 personalizado que era usado no Mint (sem aquele menu superior tradicional do GNOME).

A versão 1.4 lançada nesta semana inclui dois modos distintos para gerenciar os desktops virtuais: o “Scale”, similar ao plugin do Compiz de mesmo nome, e o “Expo”, parecido com o “Compiz Wall”.

Modo Scale

Modo Scale

Modo Expo

Modo Expo

Por padrão:

  • CTRL+ALT+UP abre o Expo
  • CTRL+ALT+DOWN abre o Scale
  • Levar o cursor para o canto superior esquerdo chama o Expo
  • CTRL+ALT+LEFT/RIGHT troca entre o ambiente de trabalho à esquerda/direita
  • CTRL+ALT+SHIFT+LEFT/RIGHT move a janela ativa para o ambiente de trabalho à esquerda/direita

Há agora um painel de configuração na barra, facilitando a organização dos applets (muita gente se confundia ao arrastá-los):

Configurações do painel

O Cinnamon 1.4 está traduzido em 39 idiomas e tem grandes aprimoramentos em linguagens RTL, como árabe.

Entre outras opções de configuração agora há itens para usar apenas ambientes de trabalho no monitor principal, configuração da borda ativa e seu comportamento (a que chama o Expo, por exemplo), atraso da abertura dos menus e movimentação dos lançadores do painel.

O menu de aplicativos recebeu suporte completo para arrastar e soltar, além de um editor. Vai ficar bem mais fácil configurá-lo de agora em diante.

Editor de menus baseado no Alacarte

Editor de menus baseado no Alacarte

Confira todas as novidades no anúncio. Essa versão deve ser liberada nas atualizações do Mint 12 em breve, se ainda não estiver por lá. Há dicas de instalação em outras distros nesta página, como Ubuntu 11.10, Fedora 16, OpenSUSE 12.1, Arch, Gentoo e Frugalware.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X