HijackThis da Trend Micro agora é open source

HijackThis da Trend Micro agora é open source

O popular HijackThis da Trend Micro agora é open source: ele foi aberto e publicado sob a GPL v2 no Sourceforge. Desenvolvedores curiosos podem baixar o código fonte (originalmente escrito em Visual Basic) e adaptá-lo como quiser. A Trend Micro continuará trabalhando no programa, eventualmente aproveitando os aprimoramentos feitos pelos voluntários.

O HijackThis é visto como um anti-malware para Windows, embora na prática ele não funcione como muitos gostariam. Ele lista uma série de entradas no sistema onde provavelmente pode estar alojado algum programa malicioso. Um usuário mais avançado deve olhar a lista e verificar se há itens suspeitos ou não. Com base numa lista de um sistema limpo fica mais fácil encontrar os programas suspeitos. Algumas entradas são óbvias, como as configurações do navegador padrão alteradas – algo muito comum nos malwares.

HijackThis

Imagem via Wikipedia

Usuários leigos com este programa podem causar um grande estrago no sistema, já que algumas chaves de registro importantes poderiam ser removidas. Ele não remove vírus de arquivos nem todos os arquivos usados por um malware, sendo de uso bem mais específico. Para quem sabe o que está fazendo e tem noção do seu sistema limpo ele pode oferecer uma forma rápida de verificar se não há malware ou spyware escondido. Muita gente posta o relatório dele em fóruns em busca da solução de problemas e identificação de malwares em geral.

Ele era de um desenvolvedor independente, Merijn Bellekom, e foi adquirido pela Trend Micro em 2007. Desde então era liberado gratuitamente (freeware).

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X