Lenovo K800, smartphone com Atom Medfield, será lançado em breve na China

Lenovo K800, smartphone com Atom Medfield, será lançado em breve na China

A Intel está prestes a concluir seu desejo de ver smartphones x86 com o Atom. Neste ano ela terá pelo menos dois parceiros para seu projeto: Lenovo e Motorola.

Na CES foi exibido o Lenovo K800, um modelo com Atom Z2460 (Medfield) de 1,6 GHz. Com tela de 4,5″ HD (720p) e suporte a HSPA+ ele será lançado na China no próximo trimestre. O sistema final provavelmente será o Android 4.0, mas na CES o aparelho estava usando uma versão anterior.

Lenovo K800

Ao colocar o Android num smartphone x86 logo vem uma questão: e os apps nativos, baseados no Android NDK? Eles são compilados diretamente para processadores ARM, não rodam na máquina virtual Java. A Intel vem trabalhado junto com o Google e isso parece estar resolvido, pelo menos para a maior parte dos programas. Segundo a Intel, no lançamento cerca de 90% dos apps nativos disponíveis no Android Market rodarão sem problemas. Sem detalhar muito, o sistema deve incluir uma espécie de emulador transparente. No Android Market aproximadamente 25% dos aplicativos são nativos, normalmente são jogos e outros que exigem maior poder de processamento.

O Engadget tem um vídeo dele. Não puderam rodar benchmarks melhores por falta do acesso ao Market no modelo de demonstração, mas o K800 atingiu 1971 pontos no SunSpider – bem próximo dos 1985 do Galaxy Nexus. Uma comparação mais realista ainda pecisa ser feita para tirar outras dúvidas, como a real duração da bateria (algo que não detalharam). De qualquer forma o sistema não estava na versão que virá nos modelos de consumo, o que pode influenciar os resultados também.

A Motorola divulgou que fez uma grande parceria com a Intel, projetada para durar vários anos, em que diversos dispositivos com Atom serão lançados. Os primeiros telefones com Atom dela devem aparecer apenas no segundo semestre.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X