Gráficos indicam o estado atual do suporte a vídeos com HTML 5

Gráficos indicam o estado atual do suporte a vídeos com HTML 5

A LongTail Video mantém um resumo atualizado do estado do elemento <video> do HTML 5. Ela é a empresa por trás do famoso JW Player, um tocador de vídeo para uso em páginas da web baseado em Flash, que também tem suporte a HTML 5 nas versões atuais.

O documento “The State Of HTML5 Video” é interessante para desenvolvedores web que ficam na dúvida entre adotar ou não o suporte a vídeos pelo HTML 5 agora. Esta função quase sempre é destinada ao Flash, mas isso não será para sempre. Confira:

http://www.longtailvideo.com/html5/

2/3 dos clientes web suportam HTML 5

Com base nas estatísticas de grandes fontes como StatCounter e NetMarketShare a análise dos dados leva a concluir que 2/3 dos navegadores em uso atualmente já suportam HTML 5. Isso se deve basicamente ao Firefox, Chrome e IE9, com participações menores do Safari, Opera e navegadores do Android e iPhone. As versões 6, 7 e 8 do IE não reconhecem nada de HTML 5, mas são responsáveis por quase 30% do market share.

Um probleminha que aparece é quanto ao formato de arquivo, onde alguns apoiam MP4 e outros WebM. Isso pode ser resolvido com o uso de múltiplas fontes de arquivo, porém exige a codificação para os dois formatos. É a melhor forma de atingir a todos os públicos.

O que mais desanima quem pretende migrar seus embeds de vídeo para HTML 5 é que o suporte ainda está longe do ideal. Tela cheia, por exemplo, ainda é um recurso bem limitado dependendo do navegador. Alguns tipos de streaming também ficam complicados, especialmente se o objetivo for incluir DRM ou outros sistemas de proteção. Nesses casos o Flash ou Silverlight continuam sendo as melhores opções.

Para adoção em massa do <video> do HTML 5 o maior problema parece ser o Windows XP e usuários leigos, que não trocam de navegador nem acompanham a evolução dos padrões da web. O IE9 não tem versão para XP, a MS quer acabar com o sistema de qualquer jeito. Na dúvida entre usar HTML 5 ou não, caso as falhas não sejam um problema para você, uma coisa boa a fazer seria usar e orientar os usuários a baixarem novos navegadores 😉

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X