Apoio ao SPDY do Google vem crescendo bastante

Um projeto do Google que promete tornar a internet mais rápida está cada vez mais perto de ser aplicado em larga escala. É o SPDY, um protocolo otimizado para lidar com a comunicação entre clientes e servidores web oferecendo uma latência mais eficiente do que o atual HTTP.

Já comentado aqui no Hardware.com.br, ele atua na otimização do método de envio e recebimento de dados durante as transações do HTTP ou HTTPS, inclusive reduzindo o consumo de dados na comunicação. Estes slides resumem o projeto.

O objetivo do gigante da internet é tornar o SPDY um padrão, algo que parece cada vez mais próximo. Recentemente o suporte ao protocolo foi aplicado no Firefox. Ele é usado no Chrome para as buscas no Google protegidas por SSL há um bom tempo, mostrando ser eficaz no que se propõe. Do lado do servidor há planos para suporte no nginx e o Google trabalha no mod-spdy para o Apache. Com isso boa parte da web já estaria preparada.

O SPDY é um projeto aberto, que poderia ser utilizado por qualquer fabricante de navegador ou servidor. Uma camada de compatibibilidade com os padrões atuais é necessária, afinal toda a web não terá como mudar de uma hora para outra. A transição tende a ser bem suave.

O vídeo de 1h abaixo detalha o SPDY, a quem interessar:

Além do SPDY o Google tem outros projetos para tornar a internet mais rápida, incluindo o módulo pagespeed para Apache. Ele otimiza ao máximo o código HTML, arquivos CSS, JavaScript, imagens e outros elementos das páginas. Tudo é feito automaticamente pelo módulo no servidor web, sem nenhuma modificação nos arquivos do site. Apesar do processamento envolvido o consumo de banda é reduzido, melhorando a velocidade de acesso para os usuários finais. A questão sobre o processamento é praticamente insignificante nos servidores atuais, até porque ele usa um cache para não ficar recomprimindo os arquivos a todo instante. Além da versão instalável nos servidores o Google também tem trabalhado no PageSpeed como serviço, onde os servidores da empresa seriam responsáveis pela entrega do conteúdo.

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