Megaupload: dados dos usuários podem ser deletados em 14 dias

Megaupload: dados dos usuários podem ser deletados em 14 dias

O fechamento repentino do Megaupload pegou muitos de surpresa, já que juntamente com muitos arquivos de material pirata, o site hospedava muitos arquivos legítimos, compartilhados pelos usuários, como documentos, fotos e vídeos de produção própria, entre muitos outros, que também ficaram indisponíveis com o fechamento do site.

Embora parte dos dados tenham voltado a ficar disponíveis após o fechamento, através de endereços IP e domínios temporários, a maior parte dos dados está sob a posse de duas empresas de hospedagem externas: a Carpathia Hosting e a Cogent Communications Group, dados estes que ficaram inacessíveis após o congelamento do domínio. Os dados ainda continuam armazenados nos servidores das duas empresas, mas com o congelamento das contas bancárias do Megaupload, os pagamentos cessaram e, por contrato, as duas poderiam começar a deletar os dados dos usuários a partir de quinta-feira, 02/02.

Segundo o advogado do grupo, Ira Rothke, ambas as empresas concordaram em preservar os dados por pelo menos mais duas semanas, dando chance de conseguirem encontrar alguma solução que possa beneficiar os 50 milhões de usuários atingidos. Oficialmente, os porta-vozes do Megaupload dizem que “a preservação dos dados é importante para o Megaupload, para que ele possa se defender nos tribunais“, mas é difícil saber o que realmente pretendem, já que na melhor das hipóteses o acesso aos dados das contas daria muita munição aos promotores, que poderiam citar vários milhões de exemplos de conteúdo pirata compartilhado através do site.

O caso mostra também a fragilidade de muitos serviços de hospedagem de arquivos na nuvem, já que assim como o Megaupload, a grande maioria das empresas que vendem hospedagem de arquivos na nuvem na verdade não possuem data-centers, simplesmente terceirizando a hospedagem para outras empresas, que são pagas mês a mês, com contrato similares aos do Megaupload. Se a empresa vai à falência, tem problemas legais ou fica sem ter como honrar seus compromissos financeiros, todos os dados podem ser deletados no início do mês seguinte. Em outras palavras, você nunca tem garantia de que seus dados serão mantidos por mais de 30 dias, mesmo que pague adiantado por um ano de hospedagem.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X