Botão do menu está sendo eliminado no Android

O Android não terá mais o botão do “menu”, que era um dos botões físicos exigidos desde que foi lançado. No Honeycomb (Android 3.0, para tablets) os botões físicos foram substituídos por botões virtuais na tela. Em troca do botão menu a atenção foi dada à ActionBar, uma barra que lista ações diversas para o aplicativo atual de forma mais dinâmica e eficiente.

Com o Ice Cream Sandwich, que unifica o sistema para tablets e smartphones, o fim do botão menu é dado como certo. Desenvolvedores de apps para Android devem preparar seus aplicativos para usar a ActionBar, eliminando de vez o menu antigo.

Em aplicativos antigos rodando nas versões novas do Android aparece um botão extra para o menu, mas ele não é nada agradável:

Botão de compatibilidade do menu para apps antigos, à direita

Esse modo de compatibilidade deve permanecer, mas é bom que seja evitado nos novos apps. Ele é ruim por vários motivos. Além de ser feio ele é exibido mesmo em apps antigos que não usam o menu, ficando inutilizado na tela.

O menu tradicional é algo que os produtores do Android querem eliminar de vez, tornando o sistema mais simples e, em teoria, mais fácil de usar. A barra de ações pode exibir botões dedicados à tarefa em uso sem concentrar todas as opções do app, que nem sempre são úteis a ponto de ficarem no menu dedicado.  Detalhes técnicos de como fazer as devidas mudanças estão no blog para desenvolvedores.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X