Enchente na Tailândia: racionamento de HDs em vista

Enchente na Tailândia: racionamento de HDs em vista

Se você estava pensando em comprar um novo HD, ou mesmo um novo PC ou notebook nos próximos meses, prepara-se para pagar mais caro. A enchente em Bangkok na Tailândia, que afetou fábricas da Western Digital e da Seagate continua repercutindo. A WD fornece quase 40% dos HDs vendidos no mundo, e quase 60% dos HDs produzidos pela empresa são produzidos em fábricas na Tailândia, que estão fechadas desde a semana passada, sem previsão de serem reabertas. Uma situação similar é enfrentada pela Seagate, que detêm cerca de 38% do mercado e também teve sua produção seriamente afetada. Com isso, temos uma situação em que mais de 35% da produção de HDs do mundo está momentaneamente comprometida, o que terá consequências para o bolso em diversas áreas.

Diferente de outras áreas, onde os fabricantes trabalham com grandes estoques, os fabricantes de HDs trabalham com estoques muito pequenos, suficientes para apenas uma ou duas semanas de fornecimento, por isso qualquer interrupção na produção é sentida rapidamente. Estima-se que mesmo com o gerenciamento e racionalização do uso dos estoques, o fornecimento poderá ser mantido por apenas quatro semanas. A partir daí a drástica redução no número de unidades disponíveis passará a ser mais diretamente sentido.

A primeira e mais óbvia consequência é que ficará mais difícil comprar HDs, já que os fabricantes de PCs, empresas de hospedagem e cloud-computing já estão se engalfinhando para obterem o maior número possível de unidades e assim manterem suas operações. Estes são parceiros antigos das fabricantes de HDs, que naturalmente receberá prioridade nos suprimentos. As lojas que trabalham com o consumidor final serão obrigadas a comprar HDs no mercado negro, que já está trabalhando com um ágio de até 100% sobre os valores da semana passada. O Brasil está no final da linha de suprimentos, depois dos americanos, europeus e etc., por isso os aumentos devem ser sentidos com ainda mais intensidade por aqui.

O preço de PCs e notebooks montados também deve subir um pouco, já que o número de unidades produzidas também cairá, uma vez que sem HDs não é possível montar PCs completos. Os SSDs também serão afetados, não apenas porque a produção dos SSDs da Seagate e da WD também foi afetada, mas também pelo fato de que a escassez dos HDs magnéticos aumentará a procura pelos SSDs, fazendo com que os preços também subam. O aumento na demanda levará os fabricantes de memória flash a priorizarem a produção dos SSDs em detrimento de pendrives e cartões, o que também afetará os preços e o fornecimento destas mídias. Mesmo outras áreas distantes, como serviços de hospedagem em nuvem podem ser afetadas, já que as empresas prestadoras precisam de um fluxo constante de novos HDs para manterem as operações e a expansão dos serviços.

O “racionamento” deve durar por pelo menos 3 a 6 meses até que as fábricas sejam reparadas e entrem novamente em ritmo normal de produção e até que a demanda acumulada seja suprida, afetando não apenas as vendas do natal, mas também dos primeiros meses de 2012.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X