Quem diria: Android 4.0 ICS rodando no HTC G1, o primeiro telefone Android

O Ice Cream Sandwich (Android 4.0) é pesado demais para hardware antigo, motivo pelo qual ele não será lançado oficialmente para o (já velho) Nexus One – nem para o HTC G1, o primeiro.

Mas o ICS é aberto, tirando a questão dos componentes proprietários e drivers para alguns dispositivos. Não demoraria até que ele fosse compilado para o G1 pelos entusiastas:

Ver o primeiro telefone Android rodando a última versão do sistema, que não foi projetada pensando nele, é interessante mas ao mesmo tempo… Decepcionante. Como se vê no vídeo o desempenho está bem longe do ideal, mesmo em atividades simples como rolar a tela. É difícil achar quem consiga usar o telefone assim – usar mesmo, sem reclamar.

Por enquanto não funcionam o Wifi, bluetooth e rotação da tela. Em compensação todos os aplicativos do ICS rodam, e praticamente todos os seus outros recursos também.

Quem quiser testar pode pegar a imagem no fórum XDA Developers. Ainda é marcado como alpha 1, então dá para esperar algumas correções – mas dificilmente melhorias de desempenho.

Só para lembrar, o mesmo G1 também rodou o Honeycomb (3.x, a versão para tablets), embora a utilidade prática dele foi bastante reduzida por ter sido usada a imagem do emulador.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X