Cotton Candy: Android e Ubuntu em um pendrive

Cotton Candy: Android e Ubuntu em um pendrive

A FXI anunciou um produto bastante curioso, no melhor estilo “por que ninguém pensou nisso antes?”. Se já existem tantos produtos no mercado que oferecem instalações do Android, imitando netbooks e mini-PCs. Por que não então um pendrive?

Apesar das dimensões diminutas, o Cotton Candy é um sistema bastante capaz, baseado em um SoC ARM Cortex A9 dual-core operando a 1.2 GHz, combinado com um processador gráfico ARM Mali 400MP, que além de oferecer um fill-rate de 1.2 gigapixels, é capaz de sustentar uma saída de vídeo 1080p, com direito a aceleração de vídeo. Ele inclui ainda 1 GB de RAM e um slot micro-SD para a conexão de cartões de até 32 GB.

A parte mais curiosa é que ele não possui nenhum dispositivo de entrada, tela ou bateria, oferecendo apenas uma porta USB para alimentação elétrica e conectividade e uma porta HDMI para a saída de vídeo, bem como transmissores Wi-Fi e Bluetooth.

Ele pode ser usado de duas maneiras. A primeira é plugá-lo a um PC. Nesse caso, ele utiliza o teclado e mouse do PC ao mesmo tempo em que mostra a saída do frame-buffer em uma janela, funcionando de forma muito similar ao que você teria ao rodar uma VM, porém com a diferença de que tudo é processado pelo Cotton Candy, sem onerar o PC principal:

A segunda possibilidade é usá-lo plugado a uma TV através da saída HDMI. Nesse caso você precisaria e uma fonte USB e também de um teclado e mouse bluetooth para input. Uma terceira possibilidade é usá-lo para streaming de mídia a partir do seu smartphone, usando um software incluso, que funciona via Wi-Fi.

Por enquanto ele é ainda apenas um protótipo, mas a FXI pretende colocá-lo no mercado em 2012, custando na faixa dos US$ 200. O valor é um pouco alto (já existem tablets completos e até mesmo alguns netbooks nessa faixa de preço), mas ainda assim ele deve ser um produto que interessará ao público técnico devido às boas possibilidades.

Quanto ao sistema operacional, ele é capaz de rodar tanto o Android quanto o Ubuntu ARM, oferecendo uma combinação bastante tentadora de terminal para quem usa um notebook com o Windows ou quer transformar a TV da sala em uma TV inteligente.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X