Windows 8 deverá rodar bem tanto no modo paisagem como retrato

Windows 8 deverá rodar bem tanto no modo paisagem como retrato

A Microsoft comentou um pouco sobre como o Windows 8 lidará com as posições das telas dos tablets: retrato e paisagem. Em suma, não há segredo: o Windows 8 funcionará bem nos dois modos, oferecendo uma transição suave e esperada ao girar o aparelho.

Durante os comentários básicos foi reforçado que a resolução mínima para rodar os aplicativos Metro será de 1024×768, nada abaixo disso. Resoluções populares como 1024×600 ficam de fora, já que a altura não corresponde aos 768 pixels. Até mesmo 1280×720 (HD) não servirá para o Metro. Quem tem telas desta resolução terá de se contentar com aplicativos tradicionais no Windows 8, o que pode ser uma decepção. A medida parece radical, mas ao mesmo tempo serve para estabelecer um padrão e garantir uma qualidade mínima para os gráficos dos aplicativos.

Para suportar dois apps Metro lado a lado a resolução tem que ser de pelo menos 1366×768. Isso permite oferecer uma coluna com 320 pixels de largura, tamanho comum para smartphones, ao lado de um aplicativo na resolução mínima suportada – 1024×768. Esta resolução foi escolhida por ser padrão para a web: muita gente ainda a considera ao montar suas páginas.

Aplicativos Metro lado a lado no Windows 8

Para desenvolvedores o Visual Studio poderá exibir o aplicativo em modo retrato, mesmo que o produtor não tenha acesso a um tablet. Via CSS / HTML 5 ou XAML o aplicativo recebe a informação da troca de resolução e se ajusta à mesma. Eventualmente um app ou outro será projetado apenas para um dos modos, mas o ideal é abranger ambos.

Para os usuários, um recurso bom é que a tela poderá ser travada no modo preferido, independente da posição do aparelho.

Opção para travar posição da tela e ignorar o acelerômetro

No vídeo abaixo há uma demonstração do sistema e alguns aplicativos nos dois modos:

Download do vídeo (MP4)

Resumindo, o post recente no blog dos produtores não trouxe nada de novidade, apenas reforçou que o sistema estará pronto para os tablets. A maior parte das demonstrações são feitas em modo paisagem por ser a mais comum e predominante nos desktops, afinal a base da interface será a mesma. Para ver um filme o modo paisagem é o ideal, mas ler um site no modo retrato nos tablets acaba ficando mais confortável, já que evita a rolagem vertical e permite lidar com as páginas quase como se estivessem num “papel”.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X