Google+ permitirá usar apelidos em breve, e também terá suporte a contas do Apps

Durante a conferência All Thing D em Hong Kong Vic Gundotra, líder da equipe Google+, anunciou algumas melhorias tão desejadas para o serviço.

Repensaram toda a ideia por trás dos pseudônimos, uma polêmica que prejudicou – e provavelmente afastou – muita gente da rede social. Inicialmente a rede teve a imagem única ao querer que todos os usuários usassem seus nomes reais. Muitas contas foram banidas e/ou advertidas, mas no futuro isso parece que não será mais problema. O Google+ permitirá o uso de apelidos ou pseudônimos no perfil principal. Isso é essencial para algumas pessoas que querem se esconder por qualquer motivo, como evitar contatos com pessoas com as quais teve má relação no passado, proteger a imagem corporativa ou simplesmente por usar um nome artístico no dia-a-dia.

Outra novidade apresentada, também muito desejada, é o suporte a contas do Google Apps. Muitas empresas e até mesmo sites pessoais utilizam contas do Apps, que permite usar uma série de serviços do Google com domínio próprio. Em vez de ter seu e-mail @gmail.com, você pode cadastrar seu domínio e criar contas de e-mail lá, válidas para quase todos os produtos do Google – incluindo Blogger, Orkut, Picasa, AdWords, Docs, etc. O problema é que o Apps não suporta o Google Profile, necessário para o Google+. Isso deverá mudar nos próximos meses.

Por fim, outra novidade é a liberação de criação de páginas para empresas. Isso já era esperado mas ainda estava demorando para falarem sobre o tema. Inicialmente o Google+ era exclusivo para pessoas, não empresas. Os perfis de grandes nomes como Nike e Coca-Cola foram suspensos no começo, algo que chamou a atenção – mas a regra era bem clara, e foi bom ver que nem mesmo para empresas enormes o Google abriu exceção.

Ainda é um pouco cedo para julgar, mas pelo menos no Brasil o Google+ não parece animar tanto. Mesmo lá fora o barulho parece menor. Comentando sobre os 40 milhões de usuários, Vic Gundotra repetiu que 3,4 bilhões de fotos já foram carregadas no serviço, querendo assim demonstrar sua popularidade. Só que muitas fotos são carregadas automaticamente dependendo das configurações do usuário, então esse número pode não significar essa grande movimentação na prática.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X