Windows 8 será iniciado em poucos segundos

Windows 8 será iniciado em poucos segundos

Uma boa notícia para quem reclama da inicialização do Windows: o Windows 8 será iniciado em poucos segundos, podendo chegar a algo como 5 ~ 10 segundos em muitas máquinas. E isso não dependerá de SSDs, são mudanças no sistema mesmo.

O post no blog do Windows 8 de ontem comenta sobre o processo de inicialização e encerramento tradicional do Windows. Muita gente desliga o computador para economizar energia e/ou aproveitar melhor a vida útil dos componentes, já que no modo sleep uma pequena quantidade de energia ainda é necessária. Uma opção interessante mas pouco usada é a hibernação:

Hibernação em notebooks

Hibernação em desktops

A hibernação permite desligar todo o sistema, mas antes ela salva o conteúdo da memória RAM no HD. Ao iniciar, em vez de executar os processos tradicionais de inicialização, o sistema apenas lê o conteúdo desse arquivo (hiberfil.sys).

Pode parecer algo insignificante para quem nunca usou, mas no meu antigo Pentium II o resultado era maravilhoso: o Windows XP levava cerca de 1 minuto para iniciar, mas apenas 12 segundos para voltar da hibernação.

A hibernação tem um problema prático que é salvar todo o conteúdo da memória RAM num arquivo. Em sistemas atuais, com vários GB de RAM, o processo pode até mesmo demorar mais do que a inicialização completa em alguns casos, ou pelo menos não rodar tão eficiente quanto na época em que se tinha menos de 512 MB.

No caso do Windows 8 a grande mudança é que o sistema hibernará apenas a sessão do kernel, encerrando completamente a do usuário. No Windows 7 ambas são encerradas e precisam ser executadas do zero a cada boot. A sessão do kernel demora vários segundos para ser inicializada pelo método tradicional, mas em questão de espaço em disco e memória não é tão grande quanto à do usuário, o que elimina a demora ao voltar da hibernação.

O 7 trouxe aprimoramentos perante as versões anteriores, como carregamento em paralelo de alguns drivers e arquivos, mas no Windows 8 a mudança se dará num outro nível. A imagem abaixo compara o tempo de boot do Windows 7 vs Windows 8 numa série de computadores diferentes (configurações de hardware não divulgadas):

Comparação do tempo de boot do Windows 8 e Windows 7 em vários PCs

A diferença ao aproveitar a hibernação da sessão do kernel:

Windows 8: boot mais rápido

No vídeo abaixo mostram o boot em um notebook:

Download do vídeo

Em alguns casos uma inicialização completa será necessária, como ao adicionar novo hardware, já que o arquivo hibernado não teria conhecimento do novo dispositivo. Isso poderá ser feito por meio da interface de usuário ou prompt de comando. Ao reiniciar, a inicialização será tradicional também, descartando esse “cache”.

Para quem continua com o Windows 7 ou anterior e não usa a hibernação, uma dica é desativá-la completamente, para economizar espaço em disco. O arquivo hiberfil.sys tem praticamente o tamanho da memória RAM instalada, o que se reflete facilmente em 4 ou 6 GB em computadores atuais. Desativar a hibernação é simples, você pode rodar o comando powercfg -h off no prompt de comando como administrador.

Quanto ao blog do Windows 8, infelizmente as traduções por lá demoram bastante. Na versão em português ainda estão nos posts sobre reflexões das primeiras conversas.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X