Tizen OS: O zumbi do Meego

Tizen OS: O zumbi do Meego

Quando o Meego surgiu, muitos (inclusive nós da equipe) viram um grande futuro para ele. Afinal, um sistema Linux desenvolvido conjuntamente pela Intel e a Nokia, duas empresas com uma forte tradição em pesquisa e desenvolvimento e com um mercado garantido nos celulares e tablets que faziam parte do roadmap das duas empresas parecia bastante promissor.

Entretanto, o crescimento do Android, o aparecimento do iPad (que definiu um padrão de entrada bem alto para fabricantes interessados em entrarem no mercado de tablets) e o takeover da Nokia por parte da Microsoft acabaram desestabilizando as bases do sistema. O desenvolvimento, que já estava atrasado, passou a caminhar a passos de tartaruga e muitos parceiros começaram a adotar uma postura de “o último que sair apague as luzes”. Os boatos de que a Intel estaria interessada em se desfazer do sistema também não ajudaram…

Hoje veio o anúncio oficial de que a Intel está descontinuando o Meego em favor do Tizen, que será desenvolvido pela Linux Foundation em parceria com diversas outras empresas. O sistema será um projeto Open-Source baseado em Linux, descrito como “uma plataforma construída em torno de padrões, capaz de rodar em diversas arquiteturas, com suporte a múltiplas categorias de dispositivos, incluindo smartphones, tablets, smart TVs, netbooks e dispositivos de informação e entretenimento para veículos”.

O anúncio no blog oficial do Meego deixa claro que o Tizen é o sucessor do Meego. Em outras palavras, o Meego vai para o limbo e todo o desenvolvimento passa a ser feito no Tizen, cujos desenvolvedores terão que correr contra o relógio para aprontarem o sistema a tempo de ter alguma chance de disputar com o Android e o iOS, que estão cada vez mais entrincheirados em seus respectivos nichos.

A principal arma do Tizen será o uso de um ambiente de desenvolvimento baseado no WAC e HTML 5, que permitirá o desenvolvimento rápido de aplicativos multi-plataforma, que poderão rodar diretamente em diferentes classes de dispositivos com o sistema.

O release inicial do Tizen está agendado para o primeiro trimestre de 2012. Se o roadmap for realmente mantido, pode ser que tenhamos alguns dispositivos chegando ao mercado na segunda metade de 2012. Entretanto, é importante enfatizar que o Tizen é por enquanto apenas um vaporware; não prenda a respiração…

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X