Google lança API pública do Google+

Por: Marcos Elias Picão

O Google lançou ontem a API pública do Google+. Agora qualquer desenvolvedor pode implementar funções do serviço nas suas aplicações, sejam desktop, mobile ou web.

No momento o sistema permite lidar apenas com dados públicos, evitando problemas com a privacidade dos usuários. Apenas as informações públicas do perfil e mensagens compartilhadas com todos é que podem ser puxadas pela API. Apesar da limitação (que parece temporária) a abertura torna o Google+ bem mais próximo de ferramentas de terceiros, que logo poderão aproveitar a integração com a rede.

Os métodos usam requisições RESTful HTTP com retorno em JSON, OAuth 2 para liberação do acesso e formatos padrões para a comunicação. Há bibliotecas prontas para diversas linguagens, incluindo Java, GWT, Python, Ruby, PHP, Objective-C e .NET. As bibliotecas são open source, o pessoal até espera receber algum feedback sobre elas.

Para mais informações e detalhes em como se aventurar na programação com o Google+, acesse a página de desenvolvedores. Há mais detalhes nos diversos links no anúncio.

Sobre o Autor

Redes Sociais: