Beta do GNOME 3.2 lida com ‘aplicativos web’ como programas comuns

Por: Marcos Elias Picão

Foi lançado nesta semana o primeiro beta do GNOME 3.2, identificado como versão 3.1.90. Ele é voltado a curiosos, entusiastas e desenvolvedores, já que deram preferência para a divulgação apenas do código fonte. Dependendo da distro pode ser mais fácil compilá-lo ou até mesmo encontrar pacotes prontos, mas pode ser algo demorado.

O GNOME 3.2 traz a última versão do GNOME Shell, destacando três recursos: um teclado virtual (útil para tablets e telas de toque em geral), busca de contatos e suporte a artes de capa para notificações – todos criados por estudantes como parte do projeto Google Summer of Code.

Algo que virou moda de uns tempos para cá é tratar os sites como aplicações, afinal muitas coisas são feitas em “aplicativos web”. Para não ficar de fora, agora o GNOME também lida com sites da web como aplicativos, permitindo adicionar atalhos para eles na interface do sistema. No Epiphany, por exemplo, há um item de menu “Salvar como aplicativo web…”, que coloca um atalho para o site como um aplicativo qualquer:

Confirmação do aplicativo adicionado:

Ícone no alternador de tarefas:

Por fim, ícone do aplicativo no sistema. Ele se comporta como um programa qualquer.

Apesar de ser algo básico, isso pode fazer a diferença na praticidade ao acessar sites de serviços fixos, como e-mail, mensageiros, editores de documentos online, etc.

O código fonte pode ser baixado aqui. Há mais alguns detalhes na Softpedia e no H Online, além do anúncio.

Junto com o beta o pessoal do GNOME atualizou várias páginas do wiki que destacam os recursos, como a pré-visualização de arquivos, a nova tela de login e a lista de problemas chatos. O suporte a tablets está em andamento, enquanto que a integração com IBus e o menu de aplicações ficarão para o GNOME 3.4. Nota: aparentemente estas páginas do wiki estão offline no momento.

Sobre o Autor

Redes Sociais: